Equatorial Energia compra Eletrobras Piauí em lance único
A empresa controla a Cemar, no Maranhão, e a Celpa, no Pará, e tem importante participação no capital da Termoelétrica Geranorte.
Nesta quinta-feira (26), aconteceu o primeiro leilão das distribuidoras da Eletrobras. A Cepisa foi comprada pela Equatorial Energia, a empresa foi a única a dar lance no leilão. A venda foi realizada na sede da B3 (antiga BM&Bovespa), em São Paulo.
- Foto: Reprodução/GoogleMaps
Eletrobras do Piauí foi leiloada nesta quinta-feira (26)
O Ministro de Minas e Energia, Moreira Franco comentou sobre o grupo ser o único a se interessar pela Cepisa. “O objetivo do governo era começar" (o processo de venda das distribuidoras). Ainda falou sobre a Equatorial Energia ser uma empresa que já está presente no Nordeste e que irá oferecer aos piauiense “energia barata e de boa qualidade”.
A Equatorial Energia é uma holding que controla a Cemar, no Maranhão, e a Celpa, no Pará, e tem importante participação no capital da Termoelétrica Geranorte.
Ao oferecer um lance com índice de deságio de 119, a Equatorial abriu mão de toda a flexibilização tarifária e ainda pagará uma outorga ao governo para assumir o controle da Cepisa.
Pelas regras do leilão, seria declarada vencedora a empresa que ofertasse o maior desconto da tarifa de energia (deságio). Por decisão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o deságio mínimo foi fixado em 61,31% do reajuste extraordinário de 8,52% concedido pela Aneel à Cepisa, o que garantia uma redução de, pelo menos, 5,22% na tarifa de energia para os consumidores do estado.
Diante das dívidas de R$ 2,4 bilhões da empresa, foi fixado para a licitação um valor simbólico de R$ 50 mil.
Eletrobras Piauí
A privatização da Cepisa sofreu muitas reviravoltas de liberação ou suspensão do leilão. No dia 16 de julho a venda foi proibida por tempo indeterminado devido à decisão da 19ª Vara da Justiça Federal do Rio de Janeiro. Um dia depois essa liminar foi suspensa.
Nessa semana, Wellington Dias se reuniu, na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), com o ministro Dias Toffoli, para tratar da suspensão do leilão. O governador é contra a privatização da empresa.
Ontem (25) os funcionários da Cepisa iniciaram uma paralisação de 48h em protesto ao leilão da estatal.
Cepisa
Rafael Fonteles participa de missa de Corpus Christi e Marcha para Jesus em Teresina
Conforme o Governo do Estado, o governador acompanhou a Santa Missa Solene de Corpus Christi, em frente a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, no Centro da capital.”Há um sentimento de que o Piauí precisa mudar”, diz popular em evento com multidão
Joel e Ciro cumpriram uma agenda bastante movimentada por todo o dia, incluindo participando da tradicional Marcha para Jesus.Sead-PI prorroga prazo de consulta pública para soluções de gestão estadual
A consulta pública busca modernizar a administração pública com iniciativas externas, atuando na melhoria dos serviços internos e daqueles prestados ao cidadão.Vamos aguardar tratativa entre PT e PSD, diz Rejane Dias sobre filha na suplência
A conselheira do TCE-PI afirma que definição sobre Iasmin Dias depende de acordo entre PT e PSD; Vinicius Dias segue pré-campanha para deputado estadualPaciente comemora final do tratamento contra o câncer n Unacon do HGV
Atualmente, 188 pacientes seguem em tratamento e acompanhamento na unidade.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir