Viagora

Firmino assina novo decreto que mantém isolamento em Teresina

Por meio de publicação nas redes sociais, o prefeito de Teresina anunciou que assinou novo decreto mantendo o isolamento enquanto durar o estado de calamidade pública.

Na manhã desta segunda-feira, 30 de março, o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), assinou decreto mantendo a determinação de isolamento social enquanto durar o estado de calamidade pública na capital piauiense, causado pela pandemia do novo coronavírus.

“Depois das duas mortes constatadas ontem, nossa equipe de especialistas avaliou como determinante a manutenção da quarentena nos próximos dias”, afirmou Firmino em publicação no Twitter.

  • Foto: Kelvyn Coutinho/ViagoraPrefeito Firmino Filho (PSDB)Prefeito Firmino Filho (PSDB)

O prefeito se referia à morte de duas pessoas em decorrência de complicações da Covid-19, registradas nesse domingo (29) em Teresina. Ele argumentou que o isolamento é essencial no momento em que há aumento no número de casos suspeitos do novo coronavírus nas unidades de saúde da capital.

“Estamos trabalhando para que não haja interrupção de atividades essenciais e, por isso, fizemos alguns ajustes para que a cadeia desses serviços continue funcionando. As próximas duas semanas serão cruciais. Por isso reforço a importância de todos ficarem em casa”, comentou.

Confira o decreto

Firmino criticou ainda a postura de teresinenses que não estão seguindo as recomendações das autoridades de saúde e descumprem o regime de quarentena.

“Esse final de semana, muita gente saiu, fez caminhadas coletivas, além de superlotarem supermercados e mercados nos bairros. Isso é extremamente perigoso nesse momento. Isolamento não é ficar na porta de casa, nem sair para caminhar, mesmo em lugares que você considera seguro”, declarou.

“Isolamento é ficar em casa! Esses dias vão passar. Mas precisamos sobreviver. Se continuarmos levando o isolamento com essa flexibilidade, teremos que lidar com muitas outras mortes na nossa cidade. Infelizmente”, finalizou o gestor.

Decreto

O novo decreto mantém suspensas as áreas do comércio e indústria não essenciais na capital piauiense, como bares, restaurantes, clínicas de estética, clínicas de serviços odontológicos, atividades em shopping centers, demais estabelecimento comerciais, industriais e atividades da construção civil.

O documento determina que permanecem funcionando as atividades relacionadas a comércio, serviços e indústrias na área da saúde, mercados, hipermercados, distribuidoras de energia elétrica, água, serviço de limpeza urbana e coleta de lixo. Não estão suspensas as atividades de distribuidoras de bebidas, mas está vedada a distribuição de bebidas alcoólicas.

Também permanecem abertas farmácias e drogarias, padarias, indústrias de fabricação de produtos de limpeza, serviços de segurança e vigilância, serviços bancários e lotéricas, borracharias, loja de venda de peças para veículos. Os templos religiosos podem abrir as portas à visitação, mas será vedada a celebração de cultos, missas e rituais.

Facebook
Veja também