Viagora

Gasto com acidentes de trabalho é similar aos gastos com educação

As afirmações foram feitas pelo coordenador do Programa Trabalho Seguro no Piauí, o desembargador Francisco Meton

De acordo com o coordenador do Programa Trabalho Seguro no Piauí, desembargador Francisco Meton Marques de Lima, os acidentes ocorridos dentro do ambiente de trabalho custam muito dinheiro ao país e chegam perto aos recursos investidos na educação. “Os gastos com acidente de trabalho concorrem com o que se gasta em educação, que comprova uma grande sangria aos cofres públicos e um prejuízo social e emocional muito grande para as famílias”, relatou Francisco Meton.

  • Foto: Divulgação / Gilcilene AraújoDesembargador Francisco MetonDesembargador Francisco Meton

Informações do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), revelaram que o estado teve o impacto de R$ 178 milhões por afastamentos após perder 4.459.006 dias de trabalho. Entre os anos de 2012 e 2017 foram registrados 117 mortes causadas por acidentes que ocorreram dentro do ambiente de trabalho, de acordo com uma pesquisa do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

Os dados apontaram que a construção civil foi o setor com o maior número de afastamentos por acidentes no trabalho em 2017 no Piauí, com 1.638 casos registrados. Nos quatro primeiros meses deste ano, seis pessoas morreram enquanto trabalhavam. Francisco Meton relatou, que a maioria dos casos de acidentes ocorrem porque os empregadores não fornecem ou exigem a utilização do material de proteção aos empregados e também por parte dos empregados que não utilizam os equipamentos.

Facebook
Veja também