Viagora

Governadores assinam Carta de Teresina e definem medidas

Os gestores estiveram na capital para assinar um acordo do projeto de integração entre os estados nordestinos.

Nessa quarta-feira (21), os governadores do Nordeste estiveram na capital piauiense e assinaram a Carta de Teresina que definiu medidas prioritárias para a região em âmbito nacional. O documento consta um conjunto de seis ações acordadas para o projeto de integração entre os estados nordestinos.

A iniciativa visa possibilitar o compartilhamento, entre estados, de equipamentos e insumos obtidos através das compras coletivas, bem como acelerar o caminho das compras públicas. O governador do Piauí, Wellington Dias, disse que esta é uma fase muito importante para o Nordeste; “Esse projeto nos ajuda em apresentações dentro do Brasil, como será amanhã no Fórum ABIDB de Infraestrutura Regional, e também nas oportunidades internacionais”, declarou.

  • Foto: Divulgação/AscomReunião com gestores nordestinos.Reunião com gestores nordestinos.

O documento assinado inclui a criação de um grupo de trabalho para declarar os itens de uma compra conjunta a partir do Consórcio Nordeste, como explica Rui Costa governador da Bahia. “Será o registro de preço na área da Saúde. Na próxima terça-feira (27), os secretários de saúde estarão reunidos em Salvador para deliberarem. A ideia é que, até o dia 30 deste mês, possamos publicar nos jornais de grande circulação nacional o primeiro edital de compra coletiva. Isso trará uma redução de preços na aquisição para os estados do nordeste. E isso significa fazer mais com o mesmo valor de recurso e financeiro que os estados têm. Conseguiremos economizar muito revertendo essa economia em saúde e em mais assistência”, afirma.

A próxima reunião do grupo de gestores nordestinos deve acontecer no Rio Grande do Norte no período de 15 a 17 de setembro deste ano, na cidade de Natal.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Wellington Dias

Facebook
Veja também