Viagora

Há dois anos, falecia a ex-primeira dama Marísia Letícia

A ex-esposa de Lula morreu vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

Nesse domingo (3), completam-se dois anos de falecimento da ex-primeira-dama Marisa Letícia. Ela morreu no dia 3 de fevereiro de 2017 vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), decorrente do rompimento de um aneurisma que ela tinha no cérebro, diagnosticado há cerca de dez anos antes.

  • Foto: Ricardo StuckertLula e Marisa Letícia.Marisa Letícia acompanhava a vida política de Lula mas também militou durante sua vida.

Dos 13 aos 19 anos, a ex-esposa de Lula trabalhou embalando bombons em uma fábrica de chocolates. Iniciou sua militância na política junto com o marido, eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos em 1975. Foi ela quem liderou a Passeata das Mulheres, em protesto pela liberdade dos sindicalistas.

Participou da vida política de Lula, mas teve também sua militância própria, inclusive durante a ditadura militar. Em 1980, Lula e outros líderes metalúrgicos estavam presos e Marisa Letícia, por conta de uma intervenção no sindicato, transferiu sua sede à sala de sua casa e ajudou a organizar passeatas de mães e filhos de metalúrgicos.

Foi também nesse ano que Marisa costurou a primeira bandeira do PT, que foi exibida na fundação do partido. A ex-primeira dama foi pioneira ao reivindicar, com outras esposas de metalúrgicos, que houvesse mulheres nas chapas dos sindicatos do ABC.

O Partido dos Trabalhadores (PT) publicou hoje uma nota lembrando o histórico da ex-primeira dama. “Dona Marisa Letícia deixou saudades para o ex-presidente Lula e seus filhos, uma imensa dor pela perda irreparável da esposa, mãe e companheira de todas as horas, da intimidade da família à luta política, e para o Brasil, onde foi referência de primeira-dama com sua simplicidade, generosidade e dignidade”, diz o texto.

Facebook
Veja também