Política

Idosos e pessoas com deficiência poderão ter gratuidade na 2ª via do RG

De acordo com o deputado Franzé Silva (PT), atualmente a emissão da segunda via do documento de identidade não está coberta pela gratuidade prevista em lei.
22/07/2021 09h10 - atualizado

O Projeto de Lei (PL) Nº 157/2021 de autoria do deputado estadual, Franzé Silva (PT), que autoriza a gratuidade na obtenção da segunda via da carteira de identidade para idosos e pessoas com deficiência no Piauí, foi lido em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na última semana.

De acordo com o deputado, atualmente, a emissão da segunda via do documento de identidade não está coberta pela gratuidade prevista em lei – o Decreto Nº 9.278/2018, que regulamenta a Lei nº 7.116/1983, determina que será gratuita apenas a primeira emissão da carteira de identidade.

  • Foto: Luis Marcos/ ViagoraDeputado Franzé SilvaDeputado Franzé Silva (PT)

“Nossa proposta se soma ao conjunto de ações que temos desenvolvido para melhorar a vida dos mais vulneráveis, como é o caso dos idosos e pessoas com deficiência. Sabemos quão burocrática e onerosa é a emissão de documentos. Isso pesa mais para pessoas com essas limitações, que carecem de ações inclusivas”, destacou.

Conforme o projeto, o Decreto 9.278, no seu art. 8º, inciso X, dispõe que deve constar na carteira de identidade informações acerca das condições específicas de saúde cuja divulgação possa contribuir para preservar a saúde ou salvar a vida do titular.

Mais na Web