Viagora

Maia Filho defende distritão e faz críticas ao atual modo de seleção

O deputado disse que atualmente "são eleitos candidatos com menos votos e as pessoas ficam sem compreender”.

O deputado federal Maia Filho (PP-PI) manifestou-se em uma rede social neste sábado (19) e defendeu o novo sistema de eleição chamado de “distritão” e fez críticas ao atual modelo de seleção. O distritão foi aprovado pela Comissão da Reforma Política da Câmara dos Deputados no dia 10 de agosto.

  • Foto: Facebook/Maia FilhoMaia FilhoMaia Filho

Mainha falou que as críticas ao distritão seriam porque o sistema enfraqueceria os partidos, mas ele disse que “na prática hoje temos partidos em excesso e muitos candidatos não olham pra que bandeira o partido defende, apenas olham qual partido e qual coligação poderiam ser eleitos com menos votos”, criticou.

  • Foto: Reprodução/FacebookPublicação do deputado Maia Filho em uma rede social.Publicação do deputado Maia Filho em uma rede social.

O deputado também fez uma crítica ao Partido da República. “O PR tem uma motivação clara de ser contrário. Eles têm o Tiririca que é um fenômeno de votos demonstrado nas duas últimas eleições e sempre consegue puxar alguém com menos votos”, escreveu.

Maia Filho considera esse novo sistema “fácil de ser explicado”. Ele comenta que “de maneira bem simples são eleitos os que têm mais votos e não se faz mais aquela conta de legenda onde são eleitos candidatos com menos votos e as pessoas ficam sem compreender”.

Mais conteúdo sobre:

Maia Filho

Câmara dos Deputados

Facebook
Veja também