Viagora

Mais de 60 GCMs doam sangue em ação voluntária para o Hemopi

Segundo o comandante Nixon Frota, a ideia é sensibilizar a população para salvar vidas, já que o hemocentro está sem doadores.

Agentes da Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) se mobilizaram em uma campanha de doação de sangue para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi).

O comandante, coronel Nixon Frota, explicou que mais de 60 guardas municipais se voluntariaram e a ideia é de uma ação que sensibilize também a população a salvar vidas, pois o Hemopi está sem doadores.

  • Foto: AscomAgentes da GCM mobilizam campanha de doação de sangue no Hemopi.Agentes da GCM mobilizam campanha de doação de sangue no Hemopi.

Segundo Nixon, dois casos recentes fizeram a GCM se mobilizar para essa campanha de doação, como a do caso de uma criança que tem uma doença grave e precisa de sangue.

“Houve dois casos recentes que nos sensibilizaram bastante. As cirurgias no Hospital Getúlio Vargas (HGV) que ficaram comprometidas e também a história de um garotinho com uma doença grave que estava precisando de transfusão de sangue”, disse.

A campanha de doação de sangue dos guardas municipais acontece nos dias 04 e 05 de março, a partir das 8h, no Hemopi.

De acordo com dados do hemocentro, as doações caíram cerca de 40%, por causa da pandemia da Covid-19.

Nixon disse ainda que espera mobilizar mais pessoas a doarem sangue após essa campanha. “Esperamos que, assim como ficamos sensibilizados, mais pessoas também possam dedicar um pouquinho do seu tempo para salvar vidas”, destaca o comandante da GCM.

Para o diretor do Hemopi, Jurandir Martins, ações como a da GCM são gratificantes e diz que todas as doações são importantes independentes do tipo de sangue.

“Todos dos dias, nós precisamos de todos os tipos de sangue para atender a demanda. Somos o único hemocentro do Piauí e atendemos toda a rede pública e parte da rede privada”, disse Martins.

Facebook
Veja também