Piauí

Marcelo Castro propõe criação da Semana Nacional do Idoso

"Precisamos de pessoas idosas inseridas na sociedade, ativas, com ocupações, inseridas no mercado de trabalho, na saúde, na educação", argumentou o senador.
  • DA REDAÇÃO
31/05/2019 16h20 - atualizado

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira acima de 60 anos já representa 13,5% do total. Dentro de duas décadas e meia, esse percentual saltará para 24,5% dos brasileiros e, em 2030, haverá, pela primeira vez, mais idosos do que crianças e adolescentes no país.

Diante desse cenário, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) propôs a criação da Semana Nacional do Idoso, que seria realizada de 1º a 8 de outubro. Segundo o senador piauiense, esse seria um primeiro passo para pensar em políticas públicas específicas para esse público e em formas de garantir a plena efetivação de seus direitos. O tema foi debatido, em audiência pública, nessa quinta-feira (30), no Senado Federal.

“Passamos por uma transição demográfica única e irreversível, com diminuição da taxa de fertilidade e aumento do envelhecimento populacional. O Brasil envelhece de forma intensa”, explicou o senador.

  • Foto: Divulgação/AscomO senador Marcelo Castro propôs a criação da Semana Nacional do Idoso no Senado Federal.O senador Marcelo Castro propôs a criação da Semana Nacional do Idoso no Senado Federal.

No Piauí, a situação não difere do resto do país. Projeções do IBGE apontam redução populacional a partir de 2032, que cairá de 3,2 milhões, dos dias atuais, para 3,1 milhões, em 2050, e 2,9 milhões, em 2060. A expectativa é a de que, em 26 anos, o estado terá mais idosos do que crianças e adolescentes.

“Precisamos de pessoas idosas inseridas na sociedade, ativas, com ocupações, inseridas no mercado de trabalho, na saúde, na educação, com autoestima elevada”, defendeu Marcelo Castro. “É preciso ter políticas públicas e conscientização de todos os segmentos da sociedade de que precisamos ter uma atenção cada vez maior com esse segmento da sociedade”, completou o parlamentar, que tem a proteção ao idoso como uma de suas prioridades no Senado.

Benefícios

A audiência no Senado Federal foi acompanhada pelo olhar atento de alunos da terceira idade da Universidade da Maturidade, localizada no Tocantins.

Severino José Dantas, 74 anos, era um deles. “A iniciativa de criar uma Semana do idoso é boa porque desperta mais atenção para a questão do idoso. Enfrentamos problemas de transporte e faltam iniciativas de educação voltadas especificamente para nós”, disse.

Mais conteúdo sobre:

Mais na Web