Viagora

Ministério Público do Piauí faz inspeção no IML de Teresina

Segundo o órgão ministerial, também foram fiscalizados o Instituto de Criminalística e o Instituto de Identificação.

O Ministério Público do Piauí (MPPI), através do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), realizou inspeções nas instalações do Instituto Médico Legal (IML), do Instituto de Criminalística (IC), sediados no bairro Saci, zona sul, e no Instituto de Identificação, localizado na região Centro Sul de Teresina.

A coordenadora do Gacep/MPPI, Fabrícia Barbosa, esteve na quinta-feira (04), onde foram verificadas poucas melhorias na estrutura física e nos fluxos de funcionamento do local. A promotora de Justiça apontou a necessidade de execução de outras medidas, sobretudo para avanço na prestação dos serviços virtuais.

Na sexta-feira (05), a fiscalização começou pelo Instituto Médico Legal. A representante do Ministério Público constatou a existência de problemas estruturais e ouviu relatos de pessoas sobre o longo tempo de espera para receberem atendimento. Foi verificado também a falta de equipamentos essenciais.

Durante a visita ao Instituto de Criminalística, a promotora de Justiça verificou que houve uma evolução nos procedimentos de coleta de drogas para incineração, mas identificou alguns problemas como motocicletas no pátio, computadores no corredor, condicionadores de ar danificados. A representante do Ministério Público avaliou também os fluxos para destinação adequada de armas, veículos e entorpecentes apreendidos.

''O Gacep/MPPI está trabalhando para assegurar a regularidade e a adequação dos procedimentos empregados na execução da atividade policial, inclusive com requisição às autoridades estaduais de segurança pública para a implementação de medidas de correção das irregularidades constatadas”, finalizou a promotora de Justiça Fabrícia Barbosa.

Facebook
Veja também