Viagora

Ministro do Esporte Ricardo Leyser inaugura pista de atletismo da UFPI

A cerimônia contou com as presenças do governador do Estado, Wellington Dias, e do prefeito de Teresina, Firmino Filho.

O ministro do Esporte, Ricardo Leyser, e o reitor em exercício da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Hélder Nunes da Cunha, inauguraram nesta sexta-feira (6), a primeira pista de atletismo oficial do Estado. A cerimônia conta ainda com as presenças do governador do Estado, Wellington Dias, e do prefeito de Teresina, Firmino Filho.

“Esta pista na Universidade Federal do Piauí faz parte do nosso programa de legado olímpico, que visa espalhar o legado por todo o Brasil para que possa melhorar a condição de treinamento de todos os atletas. Nós vamos ter no mínimo uma pista em todas as capitais brasileiras. Aqui no Piauí, nós estamos inaugurando essa na UFPI e uma na Universidade Estadual”, explicou Ricardo Leyser.

A estrutura recebeu investimentos de R$ 9,3 milhões do Governo Federal e faz parte da estratégia de nacionalização dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. A pista, instalada numa área total de nove mil metros quadrados, tem 400 metros, além das áreas para a prática de arremessos e saltos. Com oito raias, o equipamento estará apta a buscar certificação internacional nível 2 da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo, na sigla em inglês).

Questionado sobre a crise política no Brasil, ele acredita que isso não vai atrapalhar o planejamento e execução dos jogos esportivos mundiais. “Na verdade nós estamos com tanto trabalho por conta dos Jogos Olímpicos que nós não estamos conseguindo nem nos dedicar a isso. Felizmente, o Ministério dos Esportes está muito focado na entrega desse legado, que afinal o que interessa é isso, é o Governo trabalhando, entregando, atendendo os anseios da população”. Ele ainda ressalta que 98% das obras estão prontas.

O ministro ainda ressalta que foi fechado um convênio com a Confederação Brasileira de Atletismo para que ela faça programas de desenvolvimento dos atletas aqui na pista através do programa Bolsa Atleta, que dá condição de iniciação importante aos atletas. “Vamos ter núcleos em todas as 47 pistas que estão em andamento, inclusive as do Piauí”, complementa.

O governador afirma que além desse projeto, a outro em andamento. “Estamos trabalhando para trazer equipamentos de atletismo e outras modalidades aqui em Teresina, na Universidade Estadual; em Parnaíba, uma vila olímpica e também queremos trabalhar Picos, Floriano e Bom Jesus. São as cinco cabeças de redes, e todas elas em parceria com as universidades. Por uma iniciativa da academia, estamos estendendo para outras regiões, como São Raimundo Nonato, Corrente, Piripiri e Campo Maior”.

Wellington Dias reitera que além de equipamentos, deve haver condições adequadas de profissionalização. “Do Banco Mundial, vamos estar garantido que os 224 municípios do Piauí tenham equipamentos básicos para o esporte. Junto com a academia e com a Secretaria de Educação, queremos garantir não só equipamentos bons, mas também a condição da profissionalização no nível técnico, superior e na pós-graduação”.
Mais conteúdo sobre:

Esporte

Facebook
Veja também