Viagora

Motorista que molhar propositalmente pedestre pode pagar multa

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, a multa pode ser aplicada no valor de R$ 136, além da perda de 4 pontos na CNH.

Nesse período de chuvas, o que muita gente não sabe é que o motorista que molhar propositalmente pedestres, quando há poças de água na via, pode ser penalizado e pagar multa, segundo Código Brasileiro de Trânsito (CBT).

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, além de ser condenado a multa no valor de R$ 136,16, o motorista também perde 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No entanto, as penalizações só podem ser aplicadas se um agente de trânsito presenciar a ocorrência ou flagrar o registro no sistema de monitoramento em tempo real.

De acordo com a Strans é preciso cautela por parte dos agentes no momento de analisar se o motorista arremessou água contra os pedestres de maneira intencional ou não, pois só é penalizado o motorista que realizar o ato propositalmente.

“Precisamos repensar o nosso comportamento ao transitar, como motorista, para poder ter respeito à essas pessoas que estão mais vulneráveis, como ciclistas e pedestres”, disse a gerente de Educação no Trânsito da Strans, Samyra Mota, em entrevista à TV Cidade Verde.

Mais conteúdo sobre:

Detran-PI

Facebook
Veja também