Viagora

OAB-PI discute acessibilidade em Teresina em reunião com Strans

A reunião aconteceu nessa sexta-feira (26), para tratar sobre o acesso das pessoas com deficiência no sistema de transportes públicos da capital.

Na última sexta-feira (26), com o objetivo de tratar sobre o acesso das pessoas com deficiência no sistema de transportes públicos de Teresina, aconteceu na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) uma reunião entre o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-PI, Joaquim Santana, o diretor de Transporte Público da Strans, Francisco Nogueira, a representante da Semcaspi, Guadalupe Veloso e o presidente da Associação de Cadeirantes de Teresina (Ascamte), Antônio Wilson Gomes.

Segundo o diretor de Transportes Públicos da Strans, Francisco Nogueira, a reunião foi muito válida. “Discutimos os problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência no sistema de transportes públicos, inclusive, já marcamos para o próximo mês visitas aos terminais do Itararé e do Parque Piauí a fim de avaliar a acessibilidade nesses locais e estudar formas de resolver esses problemas”, disse.

  • Foto: Divulgação/PMTVistoria OABVistoria OAB

O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-PI, Joaquim Santana,  considerou a reunião muito proveitosa, pois foram discutidas as dificuldades enfrentadas por essas pessoas no dia a dia. “Essa foi apenas a primeira de muitas reuniões que devem ocorrer. Estamos aqui para mediar esse diálogo e para melhorar a acessibilidade nos transportes públicos”, complementou.

Para o presidente da Ascamte, Antônio Wilson Gomes, a reunião foi apenas a primeira de muitas que devem acontecer daqui para frente.  “Discutimos muitos problemas que enfrentamos na nossa rotina de pessoa com deficiência. Falamos da ampliação da quantidade de veículos do Transporte Eficiente, da acessibilidade nos ônibus e do problema do desnível que existe entre os terminais e alguns ônibus”, acrescentou.

Gomes reforça que essa primeira reunião foi apenas o início do processo de melhoria na acessibilidade nos transportes públicos. “Temos certeza que conseguiremos avançar, mas para que isso aconteça precisamos de muito diálogo e de ações, por isso que vamos fazer uma visita aos terminais para avaliar o problema in loco”, diz.

Facebook
Veja também