Viagora

Partidos marcam datas de convenções partidárias em Teresina

O prazo de definição dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador de Teresina vai até o dia 16 de setembro.

Foi dado início à temporada das convenções partidárias das Eleições Municipais deste ano. O prazo de definição dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador de Teresina vai até o dia 16 de setembro, e com protocolos novos.

Em virtude da pandemia da Covid-19, as reuniões partidárias de 2020 acontecem sem as festas tão comuns desse período. De acordo com as orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos têm a opção de realizar as reuniões de forma presencial, atendendo aos protocolos estabelecidos para prevenção do novo coronavírus, ou de forma virtual, que deve ser transmitida pela internet e ser gravada em áudio e vídeo para consultas posteriores.

Em Teresina, estão agendadas as convenções dos seguintes partidos: Patriota – 07/09; PSL – 10/09; PV - 12/9; PSTU – 12/09; PT, PCdoB, Solidariedade e Rede Sustentabilidade – 13/9; PSDB, Progressistas e PTB – 14/09; MDB – 15/09; PL 16/09.

As convenções são parte importante do processo eleitoral, uma vez que definem quem e quantos candidatos irão disputar o pleito por cada partido e coligação. A necessidade de maior utilização de meios virtuais pode se tornar um empecilho na mobilização de filiados de municípios pequenos e com difícil acesso à tecnologia.

No entanto, o maior desafio deve ser convencer os eleitores a exercer seu direito à escolha de seus representantes municipais, mesmo com todas as medidas higiênicas e obrigatoriedade do voto, a previsão é de que muitos brasileiros decidam se abster do pleito.

Facebook
Veja também