Viagora

Piauí Conectado inaugura novo Centro de Controle

Segundo o diretor-presidente da empresa, Emerson Silva, o investimento foi de cerca de R$15 milhões, em equipamentos de processamento de dados.

O Piauí Conectado inaugurou a sede do Centro de Controle e Operação nessa segunda-feira (7), a nova instalação ficará localizada no bairro São Pedro, na zona Sul de Teresina. No local, serão monitorados os serviços de rede do Governo do Estado 24 horas por dia.

Segundo o diretor-presidente da empresa, Emerson Silva, o investimento foi de cerca de R$15 milhões, em equipamentos de processamento de dados

  “A partir do Centro de Controle, nossa equipe monitora a rede 24 horas por dia, para garantir que ela esteja 100% segura e disponível. Graças a esta grande estrutura de conexão, todos os piauienses serão beneficiados com a ampliação na qualidade dos serviços públicos ofertados em órgãos como escolas, hospitais e delegacias”, afirma.

O novo espaço da Piauí Conectado também abriga o data center Tier III, que funciona como o centro nervoso do projeto, a estrutura armazena todos os dados e é responsável por transmitir toda a comunicação de rede e internet para a Administração Pública estadual.

“O data center de nível Tier III foi projetado para trabalhar de forma ininterrupta, com infraestrutura redundante, garantindo alta disponibilidade e oferecendo assim mais segurança para toda a rede do Governo”, informa o diretor de Operações da Piauí Conectado Leonardo Chagas.

A Piauí Conectado possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado, através da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI/PI) e da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc).

Para a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, o trabalho desenvolvido no Centro de Operação vai refletir no serviço prestado ao cidadão piauiense. “Estamos falando de uma rede que terá 5 mil quilômetros de extensão, com 1.500 pontos de acesso à Internet espalhados pelo estado e que, de algum lugar, precisam ser acompanhados. Este Centro de Controle vai garantir que não haja interrupção do serviço, para que a gente tenha disponibilidade de internet com velocidade adequada no Piauí”, pontua Viviane.

Escritório inteligente
A nova sede da Piauí Conectado respira tecnologia. Os acessos aos espaços principais são controlados por leitoras de reconhecimento facial, com propriedades que, além de identificar os usuários, também avaliam o uso de máscara e medem a temperatura, atendendo assim aos protocolos de saúde.

Trazendo maior praticidade, o prédio conta ainda com um sistema de automação para iluminação e ar-condicionado com diversas formas de interação, como o controle por smarthphone e comando por voz através da Alexa, câmeras inteligentes, lousas digitais touch screen e equipamentos de videoconferência.

Facebook
Veja também