Viagora

Promotor investiga Gilson Filho por irregularidades em matadouro

O promotor José Marques Lages Neto instaurou um procedimento preparatório de inquérito para apurar a precariedade do matadouro em Caracol.

O Ministério Público do Piauí, através do promotor de Justiça, José Marques Lages Neto instaurou um procedimento preparatório de inquérito, contra o prefeito Gilson Filho para apurar irregularidades no funcionamento do Matadouro Público de Caracol.

Segundo a Portaria n.°01/2019, o MPPI vai investigar à precariedade e inadequação das instalações; falta de tratamento dos efluentes; o processo de matança dos animais, de esfola e evisceração; falta de higiene, limpeza e desinfecção nos procedimentos e instalações.

O órgão ministerial considerou o acidente com morte de um trabalhador, que recebeu elevada descarga elétrica quando estava realizando serviços de reforma no Matadouro no dia 14 de fevereiro.

  • Foto: Facebook/Gilson FilhoGilson Filho, prefeito de CaracolGilson Filho, prefeito de Caracol

O MPPI relatou ainda que segundo informações preliminares, o estado em que se encontra o Matadouro Público de Caracol expõe a risco a saúde dos seus funcionários, dos consumidores, dos seus produtos além de degradação do meio ambiente e constatou a ausência de um veterinário responsável pela inspeção anti-morto e pós-morte dos animais abatidos, conforme exigência do Ministério da Agricultura e Ministério da Saúde.  

“Sejam notificados o Sr. Prefeito de Caracol e o Administrador do Matadouro, dando-se lhes ciência dos fatos, a fim de que se pronunciem sobre a atual situação do Matadouro Público Municipal, no prazo de 15 (quinze) dias”, determinou o representante do Ministério Público.

O Promotor requisitou também à Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) a realização de vistoria no Abatedouro Municipal, no prazo de 30 (trinta) dias, e a consequente elaboração de laudo pericial, para que se atestem as condições de operação daquele serviço.

Outro lado

O Viagora procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria, o prefeito não foi localizado.

Facebook
Veja também