Viagora

Quase 135 mil estudantes piauienses estão inscritos no Enem 2017

Provas agora serão aplicadas durante dois domingos, em 5 e 12 de novembro.

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ser aplicada para 134.580 estudantes piauienses na edição deste ano, segundo boletim do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ao todo, foram registrados 7.603.290 inscritos pelo Brasil. O número confirmou a previsão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que esperava cerca de 7,5 milhões de inscrições, já que o Enem não vale mais para emissão de certificado do ensino médio.

As provas deste ano serão aplicadas em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro. A edição deste ano do Enem teve a taxa mais cara em relação a 2016. Alguns estudantes precisaram desembolsar o valor de R$ 82, quantia que despertou reclamações dos brasileiros.

  • Foto: ViAgoraProvas do Enem 2017 acontece em dois domingos de novembroProvas do Enem 2017 acontece em dois domingos de novembro

Em 2017, não ocorreram mudanças nas regras de isenção do pagamento da taxa de inscrição, mas sim o fim da concessão de gratuidade por meio de autodeclaração, como ocorria até 2016. O Inep introduziu o cruzamento de dados com a base do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e do Censo Escolar, com o objetivo de possibilitar uma aplicação consciente do recurso público, garantindo a isenção aos que realmente necessitam.

De acordo com o Inep, o Enem teve um prejuízo de R$ 226 milhões com abstenções em 2016: 29% dos inscritos não compareceram às provas. “Quando se considera apenas os participantes que conseguiram a isenção por autodeclaração esse percentual chega a 42%”, informou.

Facebook
Veja também