Viagora

Seduc realiza encontro com profissionais da educação em Teresina

Nesse primeiro momento, serão compartilhadas as necessidades do estado do Piauí frente ao tema, os principais fundamentos de regime de colaboração, entre outros.

Nessa quinta-feira (02), com o tema “Regime de Colaboração Estado e Municípios: Um instrumento para a promoção da equidade na educação do Piauí”, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou um encontro com gestores da área, em Teresina.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI), Fundação Getulio Vargas (FVG), o Itaú Social e o Governo do Piauí são parceiros nessa iniciativa.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíEncontro com profissionais da educaçãoEncontro com profissionais da educação

De acordo com Jaana Flávia Fernandes Nogueira, coordenadora do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (DGPE, revela que o regime de colaboração é uma estratégia prevista pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

“Nela, União, estados e municípios se organizam para solucionar problemas comuns ou estimular e apoiar implementação de políticas. O regime de colaboração foi utilizado, por exemplo, para a construção dos currículos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Piauí está de parabéns por estar a frente nesse processo”, diz.

A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Maria José Mendes Neta, explica que o evento é a primeira formação da trilha formativa que faz parte de um projeto com o objetivo de melhorar a qualidade e a equidade da Educação Básica pública, em âmbito local, por meio de um regime de colaboração entre o estado e os municípios.

“A ideia aqui é discutir sobre um diagnóstico do regime de colaboração, que já acontece, e o que a gente pode planejar para o futuro, sempre atentos à questão da equidade social, pensando em um bem maior que é nosso estudante piauiense”, explica.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíEvento promovido pela SeducEvento promovido pela Seduc

Nesse primeiro momento, serão compartilhadas as necessidades do estado do Piauí frente ao tema, os principais fundamentos de regime de colaboração, a apresentação de um case estadual de sucesso e, por fim, um momento de conexão entre os participantes através da facilitação e compartilhamento de aprendizados e experiências.

Facebook
Veja também