Viagora

Sejus pretende criar cerca de 1200 vagas no sistema prisional

Com a construção das novas penitenciárias e ampliação de outras, o governo esperar oferecer 1.194 novas vagas.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) lançou esta semana o edital para realização do processo licitatório de conclusão da Central de Triagem de Teresina, prédio anexo à Casa de Custódia, com capacidade de 160 vagas novas vagas no sistema penitenciário do Piauí.

Para este semestre é previsto pela Sejus a inauguração da Casa de Detenção Provisória de Campo Maior, também com mais 160 vagas, e está em andamento a construção da Cadeia Pública de Altos, com capacidade para 600 detentos. Outra promessa do Governo do Estado é a reforma e ampliação da Penitenciária Regional José de Deus Barros, em Picos, aumentando sua capacidade com a construção de 12 novas celas, o que deve gerar mais 70 vagas na unidade no sul do Piauí.

O governador Wellington Dias autorizou a construção de uma nova penitenciária na cidade de Oeiras. O local deve ter capacidade de abrigar 204 detentos. A prefeitura da cidade fez a doação do terreno para a obra estadual.

O secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira, acredita que “são obras que vão modernizar o sistema prisional do Piauí, dando condições de reduzir a superlotação, com reflexos positivos na execução das políticas de segurança e ressocialização”.

  • Foto: Facebook/ Daniel OliveiraDaniel OliveiraDaniel Oliveira

Com a construção das novas penitenciárias e ampliação de outras, o governo esperar oferecer 1.194 novas vagas abertas no sistema penitenciário do Piauí. 

Crise penitenciária

A expectativa é que as novas obras e investimentos diminuam a lotação nos presídios do estado, que ocasionam diversas tentativas de fugas, sem falar em outros problemas estruturais e de segurança.

No início do mês de Março só a Penitenciária Irmão Guido passou por 25 tentativas de fuga e 2 fugas que resultaram em 28 foragidos do sistema prisional piauiense.

Em entrevista ao Viagora, na última sexta-feira (24), Jefferson Dias, diretor de assuntos sindicais do Sindicato de Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), denunciou a precariedade na estrutura física da Penitenciária Major César, que acarreta fugas diárias no presídio.

Facebook
Veja também