Viagora

Semel muda vida de jovens na Zona Sudeste com escolinha de futebol

A Prefeitura de Teresina investiu na reforma do Campo Carlos Lima para garantir melhor estrutura a quem frequenta o espaço. Foram aplicados mais de R$ 272,6 mil para urbanização e iluminação.

O adolescente Ítalo Gabriel, de 12 anos, conseguiu superar a timidez e a baixa autoestima jogando bola na escolinha de futebol no Campo Carlos Lima, localizado no Dirceu II, zona Sudeste de Teresina. Ele é um dos beneficiados pelo Projeto Craques do Futebol, que atende 87 crianças na faixa etária entre 6 a 15 anos. O projeto é mantido através de iniciativas individuais e em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL).

A mãe do Ítalo, Dona Irismar Ramos de Castro, lembra que o filho tinha dificuldades na escola e na vida pessoal. “Antes de entrar na escolinha ele jogava bola, porém sofria muito quando o time perdia, dizia que não conseguia ajudar a equipe e costumava ficar muito triste deixando até mesmo de querer ver os amigos. Na escola, costumava ser tímido, não se aproximava dos colegas e tinha notas baixas. Agora, ele tem autoconfiança e se tornou um jovem mais feliz, com melhores notas”, conta.

O idealizador do projeto, desenvolvido desde 2015, é o proprietário de uma capotaria, José Luís Borges Sousa. Com resultados tão positivos, ele sonha em poder beneficiar mais crianças e adolescentes.  “Acredito no potencial humano desses jovens, sei que a semente que é plantada hoje será colhida mais na frente. Eles vivenciam conosco ações de cidadania que envolvem a valorização individual de cada um e noções de coletividade. Esses são ensinamentos essenciais para se tornar um adulto responsável do futuro”, acredita.

Borges, como é conhecido o coordenador da escolinha, mora há 24 anos no Dirceu Arcoverde II e desde adolescência jogou bola e participou de competições. Hoje com 49 anos, conta que o contato com alguns jogadores viabilizou o surgimento do projeto Craques do Futuro.  “Foi jogando bola que eu conheci os parceiros que hoje, juntamente comigo, fazem desse projeto uma realidade, como Fabinho, jogador profissional com passagem pelo River, e Boiadeiro, auxiliar técnico do Piauí, além de outros amigos como Ismael, Vitor e Hilberto, acrescentou.

Prefeitura garante melhoria na estrutura dos campos

A Prefeitura de Teresina investiu na reforma do Campo Carlos Lima para garantir melhor estrutura a quem frequenta o espaço. Foram aplicados mais de R$ 272,6 mil para urbanização e iluminação do entorno do campo. No espaço também está sendo construído um vestiário para uso dos atletas, rampas de acessibilidade, pista para caminhada, canteiros para árvores já existentes e pintura de espaço.

A área do Campo também recebeu uma Academia Popular com por 10 aparelhos em aço inox, permitindo que mais pessoas possam praticar exercícios físicos.

“A reforma desse espaço se deu através de consenso entre a própria comunidade na escolha do lugar a ser beneficiado com fundos oriundos de Orçamento Popular. Nosso objetivo, com essas melhorias, é favorecer competições e estimular mais projetos como a escolinha de futebol do Borges, que promove a cidadania dos jovens por meio da prática esportiva”, ressalta o Superintendente da Superintendência de Desenvolvimento Sudeste, Evandro Hidd.

Ele ressalta que outros investimentos estão em execução pela SDU Sudeste, como a construção e reforma de cinco praças: uma na Rua Reginaldo Evangelista Filho e outra entre as ruas Dubai e 1º, ambas no lot. Manoel Evangelista; Praça da Igreja Santa Teresinha, no Dirceu Arcoverde II; Praça do São Sebastião, além de Praça e Campo do Novo Milênio.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também