Viagora

Servidores da Educação estadual votaram paralisação hoje (19)

O movimento foi aprovado em nove municípios do interior piauiense.

Os Trabalhadores da rede estadual de educação se reuniram na manhã desta segunda-feira (19), em assembleia, para discutir a proposta de reajuste do governo do Estado e a greve geral da categoria.

Alguns núcleos regionais rejeitaram a proposta e aprovaram a paralisação das atividades. A reunião ocorreu às 8h30 no clube do Sindicatos dos Trabalhadores em educação Básica Pública do Piauí (Sinte-Pi.)

O movimento foi confirmado nos municípios de José de Freitas, Oeiras e Anísio de Abreu . Em Água Branca, a paralisação foi aprovada junto com uma manifestação que ocorre ainda hoje (19).

São João do Piauí, Piripiri e Campo Maior aprovaram a greve com mobilização nas escolas. Picos aprovou também a mobilização nas escolas e na Câmara Municipal. Em São Raimundo Nonato, a Escola de Tempo Integral também faz parte do movimento.

Oposição ao Reajuste

O Sindicato enviou ao Governo uma proposta que incluía um reajuste de 6,81% para todos os trabalhadores em educação linear e extensivo aos aposentados; aumento de 3,14% para os funcionários de escola, referente ao ano de 2017, além do reajuste das gratificações e a revisão do Plano de Carreiras.

Porém o governo encaminhou uma nova oferta, com Reajuste de 3,4% para professores ativos em fevereiro retroativo a janeiro, em forma de auxílio alimentação. A outra parcela do reajuste para professores seria de 3,41% na folha de maio já no vencimento.

Já os funcionários receberão 3,14% em forma de auxílio alimentação, referentes ao ano de 2017. A partir de maio será incorporado ao vencimento, conforme a LRF. O Reajuste de 2018 vai depender da economia e da LRF.

Os aposentados, por sua vez, não recebem auxílio alimentação. O reajuste só ocorreria em maio, quando o governo incorporar os 3,4% no vencimento. A segunda parcela de 3,41% deve sair no próximo quadrimestre, ou seja, por volta de outubro e até o final do ano.

Mais conteúdo sobre:

Wellington Dias

Facebook
Veja também