Viagora

Site de Lula diz que matéria do Fantástico é “uma peça de propaganda”

Publicação contestou os 13 minutos usados no programa para explicar sentença de Moro.

O site do ex-presidente Lula fez uma publicação nessa segunda-feira (17) contestando os 13 minutos de uma reportagem feita pela TV Globo no último domingo (16) em que tentava-se explicar os argumentos do juiz Sérgio Moro que condenou Lula no caso do Tríplex por corrupção e lavagem de dinheiro.

O texto fala que a reportagem é “uma peça de propaganda”, e que “ignora lacunas na sentença do juiz de primeira instância, distorce ou ignora a natureza de documentos apresentados pela defesa”.

A publicação diz, também, que a propaganda da Globo é opressiva contra Lula, e que pretende influir em decisões da justiça contra o ex-presidente com fins políticos. A reportagem do fantástico analisa a sentença de Moro em três partes: documentais, periciais e testemunhais, mas o texto de site do Lula fala que a sentença não começa analisando provas documentais, e sim o juiz defendendo a si mesmo, alegando sua imparcialidade enquanto julgador.

  • Foto: Facebook/LulaEx-presidente Luiz Inácio Lula da SilvaEx-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Na sentença, Moro comenta sobre atos como a condução coercitiva do ex-presidente, e a divulgação de telefonemas de sua família e de uma conversa grampeada entre Lula e Dilma. A publicação do site aproveita pra fazer explicações.

Sobre um documento assinado que deu base para a condenação de Moro, é explicado que esse documento é legal e que sempre foi devidamente declarado no imposto de rede do casal (Lula e sua esposa). É defendido, também, que há uma escritura do apartamento 164-A, que está no nome da empresa OAS Empreendimentos, que construiu o prédio e uma listagem desse apartamento como bem da empresa na recuperação judicial da companhia.

O site reforça, ainda, a tese de que “os direitos econômicos e financeiros do tríplex estão vinculados, de forma específica, a financiamento junto a fundo gerido Pela Caixa econômica federal”.

Facebook
Veja também