Viagora

TJ-PI quer realizar mais de 2 mil acordos e diminuir sobrecarga

A semana é organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como objetivo incentivar o acordo entre as partes.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) inicia hoje (27) em todas as comarcas do estado, a 12ª edição da Semana Nacional de Conciliação. A iniciativa vai acontecer  até o dia 1º de novembro e pretende realizar 2.319 acordos.

A semana é organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como objetivo incentivar o acordo entre as partes, para evitar que mais processos cheguem ao Judiciário, diminuindo a sobrecarga e lentidão.

  • Foto: Ascom/TJ-PIDesembargador José Ribamar OliveiraDesembargador José Ribamar Oliveira

Para o Desembargador José Ribamar Oliveira, que coordena os trabalhos no TJ, é fundamental que as partes comparecerem às audiências, levando suas propostas e dispostos a firmarem os acordos, resolvendo seus conflitos e barrando o início de um processo, que não tem previsão para chegar ao fim.

“Para se ter uma ideia, o número de processos por juiz no Brasil chega a quase três vezes mais que na Argentina, por exemplo, que é um país próximo. No Japão, um juiz julga 170 processos por ano, algo incomparável por aqui, que tem cerca de 105 milhões de processos tramitando no nosso Judiciário”, diz o desembargador.

Facebook
Veja também