Viagora

Usina de energia solar é inaugurada no município de Sebastião Leal

Atualmente, o Piauí possui um dos maiores parques de energia solar do país.

A Usina Fotovoltaica Cornélio Adriano Sanders, localizada na Fazenda Progresso, no município de Sebastião Leal, foi inaugurada nessa sexta-feira (19). O evento teve a presença de fazendeiros da região e comitiva de secretários estaduais e do governador Wellington Dias.

Atualmente, o Piauí possui um dos maiores parques de energia solar do país, o Parque Solar de Nova Olinda, localizado no município de Ribeira do Piauí, com capacidade instalada de 292 megawatts (MW). A Usina Solar instalada na Fazenda Progresso tem capacidade de 1,6 Mega Watt Pico (MWp). São 5200 placas instaladas com 300 Watt Pico, cada. 

  • Foto: CCOMInauguração de Usina Solar em Sebastião LealInauguração de Usina Solar em Sebastião Leal

Cornélio Sanders, fundador do grupo Progresso, falou sobre a idealização do projeto. “Tudo que tentamos fazer aqui é voltado para o social e com desenvolvimento sustentável. É uma política do Grupo Progresso. O investimento que fizemos aqui com a usina fotovoltaica vai tranquilamente suprir a nossa necessidade de energia para produção", garantiu. 

O governador Wellington Dias comemorou a iniciativa, que também vai gerar empregos na região. "O Piauí já o segundo maior produtor de energia do Brasil e o terceiro em energia eólica. Temos, aqui, um projeto inovador, o primeiro nesse modelo, e que teve todo apoio do Governo do Estado com incentivo e isenção de impostos. Um projeto que vem para gerar energia, emprego e renda para a localidade. Além disso, também comemoro a criação da fábrica de processamento de grãos que vai beneficiar produtores da região e de vários estados do país", afirmou.

Entenda

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade. Isso ocorre através de um efeito fotovoltaico que é o aparecimento de uma diferença de potencial nas extremidades de material semicondutor, produzida pela absorção da luz. A célula fotovoltaica é a unidade fundamental para este processo.

Na ocasião, também foi inaugurada uma Usina de Beneficiamento de Sementes que tem uma capacidade de produção de pelo menos 450 mil sacos por ano. A unidade é totalmente climatizada e refrigerada para o clima piauiense, que geralmente degrada a semente antes mesmo dela ser germinada. A técnica consiste em resfriar o grão entre 12 a 14 graus Celsius para prolongar o mesmo vigor de quando ela é colhida. As sementes serão distribuídas pelo Piauí e também para outros estados do Brasil. 

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Wellington Dias

Facebook
Veja também