Viagora

Wellington Dias busca reaver recursos da venda da antiga Cepisa

O contrato que federalizou a antiga Cepisa previa o pagamento de um valor ao estado do Piauí, caso a empresa fosse privatizada posteriormente.

Nesta terça-feira (19),o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), se reuniu em Brasília com o ministro das Minas e Energias, Bento Costa Lima, para tratar sobre a dívida que a União tem com o estado em relação à venda da antiga Cepisa.

  • Foto: Divulgação/CCOMWellington Dias se reuniu com o ministro Bento Costa Lima, em Brasília.Wellington Dias se reuniu com o ministro Bento Costa Lima, em Brasília.

De acordo com o chefe do Poder Executivo estadual, o ministro e sua equipe se mostraram comprometidos em resolver a questão. “O ministro vai se reunir com a equipe, tem disposição e o mais importante chegou a dizer textualmente que o Estado do Piauí precisa e pode contar, no sentido de buscar as condições de uma solução. Ele vai conversar internamente com a equipe, junto à Eletrobras, outras áreas do governo e com o próprio Judiciário para que possamos chegar a um bom termo. E, com certeza, o pagamento do que é devido pela União é uma oportunidade para ampliar investimentos no Piauí”, comentou Wellington.

O valor aproximado da indenização é de R$ 860 milhões referente à dívida pela federalização da Cepisa no ano de 1997. O contrato que federalizou a antiga Cepisa previa o pagamento de um valor ao estado do Piauí, caso a empresa fosse privatizada posteriormente, como aconteceu, tendo sido comprada pela Equatorial Energia.

O valor é resultado de dívidas que o estado assumiu na federalização da Cepisa, no final da década de 90, cerca de R$ 700 milhões, sem correção. O caso encontra-se no Supremo Tribunal Federal (STF).

Facebook
Veja também