Viagora

Wellington Dias diz onde Reforma da Previdência precisa se ajustar

Em entrevista à Revista Nordeste, o governador do Piauí, Wellington Dias, mostrou que conhece a fundo a realidade da Previdência dos Estados.

Em entrevista à Revista Nordeste, o governador reeleito do Piauí, Wellington Dias, mostrou que conhece a fundo a realidade da Previdência dos Estados e tem opinião formada sobre a proposta apresentada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes

“O primeiro passo para permitir diálogo é tirar a loucura de reduzir em 60% o valor do benefício social do BPC ou idade de 70 anos para rurais”, disse o governador a publicação.

Ainda sobre o assunto, o governador frisou “É um prejuízo para os pobres e afeta de cheio a economia do Norte e Nordeste brasileiro”.

  • Foto: Divulgação / AscomGovernador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

“ O passo que ainda esperamos, mas o governo já deu sinais de que pode ceder, é tirar os pobres que não podem pagar a conta, manter esta rede de proteção social que muito melhorou desde o governo do Presidente Lula é o primeiro passo”, disse o governador do Piauí a Revista Nordeste.

Modelo Solidário

Sobre o modelo solidário, Wellington Dias diz: “Depois é diálogo para entendimento sobre uma proposta: defendemos o modelo solidário, com benefício definido, não é possível impor o modelo de capitalização onde só é definido a contribuição”.

Ainda segundo o governador, “alcançar equilíbrio atuarial tem mais de uma fórmula. No governo da Presidente Dilma o Congresso aprovou proposta que permite somar idade e tempo de serviço, é o caminho. Manter na Constituição os alicerces da Previdência é garantir segurança, pois a previdência é um contrato de longo prazo e precisa de estabilidade. E queremos solução para o déficit de hoje, do presente”.

“A poupança se sustenta com valor das aplicações da poupança feita e contribuições atuais, se não tem a poupança precisa criar o Fundo Para Equilíbrio Atuarial e Investimentos. O Ministro Paulo Guedes apresentou um caminho na área de abrir crédito em Programa com o Banco Mundial e outros… Abriu entendimento e apresentamos propostas viáveis como vincular Recebíveis na cobrança da sonegação, são trilhões de receitas, imóveis, receitas com a regulamentação da Cessão Onerosa e Bônus de Assinatura de Gás e Petróleo, que está no Congresso para votar”, acrescentou.

Apoio

“Outra fonte já está na proposta e apoiamos como Imposto, aplicado sobre distribuição de lucro e dividendo, tributar o salário do empreendedor que é este”, afirmou o governador.

Wellington Dias acrescentou ainda:  “É assegurar solução para evitar atraso de salários, permitir serviços que Estados prestam e para mais investimentos. Acelerar crescimento da economia é parte da solução da Previdência”, disse a Revista.

Com informações da Revista Nordeste

Mais conteúdo sobre:

Wellington Dias

Facebook
Veja também