Viagora

Wellington Dias mostra plano para erradicar Peste Suína do Nordeste

O governador do Piauí esteve em Brasília, em audiência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, para propor um Plano.

Nesta quarta-feira (17), o governador Wellington Dias esteve em Brasília, em audiência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, para propor um Plano Comum de Erradicação da Peste Suína para o Nordeste. O chefe do Executivo Estadual esteve acompanhado da deputada federal Rejane Dias.

Segundo Wellington Dias, a bancada federal tem apoiado com firmeza a pauta e estão trabalhando em conjunto para aproveitar essa situação do caso da Peste Suína que aconteceu em Lagoa do Piauí para propor um plano para o Nordeste brasileiro.

  • Foto: Divulgação/CCOMGovernador Wellington Dias e deputada federal Rejane DiasGovernador Wellington Dias e deputada federal Rejane Dias

“Em Lagoa do Piauí a situação já foi controlada. Determinamos o abate dos animais e o controle de novos focos, inclusive com a indenização para os produtores, para que eles não tenham esse prejuízo. A Ministra aceitou a proposta para o Nordeste, incluindo também o Pará que tem relação intensa de compra e venda animais com a região. Queremos juntos alcançar o patamar de livres da peste suína, assim como já temos de área livre de febre aftosa”, comentou o governador piauiense.

O governador destacou  também que a Ministra da Agricultora acertou um reunião técnica, seguida de uma reunião com os governadores do Nordeste.

A deputada federal, Rejane Dias, enfatizou que a bancada federal quer colocar em pauta uma lei que trata sobre o assunto. “Vamos falar com presidente da Câmara para colocar em pauta e tratar o tema como uma situação de urgência”, disse a parlamentar.

Facebook
Veja também