Viagora

Agentes impedem fugas de 17 presos da Casa de Custódia

O buraco que seria utilizado na fuga foi descoberto pelos agentes penitenciários neste domingo (29). Os presos ainda tentaram realizar um motim na madrugada desta segunda-feira (30).

Duas tentativas de fuga foram abortadas na Casa de Custódia de Teresina, por agentes penitenciários de plantão. Uma na tarde do domingo (29), outra na madrugada desta segunda-feira (30). Os agentes descobriram na cela 11 do pavilhão F, um buraco que possuía mais de dois metros de profundidade.

Após a tentativa de fuga na tarde de domingo, os mesmos presos ainda tentaram fugir por volta de 3h30 da manhã de hoje (30) através de um início de motim, mas foram contidos.

  • Foto: SinpoljuspiDetentos que tentaram fugir da Casa de Custódia.

Dentro da cela que possui capacidade para abrigar apenas dois presos estavam instalados 17 detentos, devido a superlotação na penitenciária. “Eles tentaram fazer um buraco que já tinha mais de dois metros de profundidade. A secretaria recentemente fez uma reforma e trocaram os pisos, colocando concreto. Eles cavaram um buraco de uma cela para outra, onde eles tentaram acessar a externa para fugir”, afirmou Jefferson Dias diretor de Assuntos Sindicais, do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi).

  • Foto: SinpoljuspiBuraco cavado pelos detentos no piso de uma cela da Casa de Custódia.Buraco cavado pelos detentos no piso de uma cela da Casa de Custódia.

Os 17 presos que provocaram a fuga foram retirados da cela e estão sendo transferidos para Altos e São Raimundo Nonato. Segundo informações repassadas pelo diretor de Assuntos Sindicais do Sinpoljuspi o buraco no piso da cela foi cavado pelos presos com o ferro que eles retiraram da estrutura do presídio. “A secretaria (de Justiça) fica gastando dinheiro com uma reforma que não serve pra coisa nenhuma, seria mais viável colocar uma chapa de ferro no piso logo depois o concreto para o preso não ter como cavar.” Pontuou.

De acordo com Jeferson as tentativas de fuga ocorrem devido a superlotação. “Sexta-feira (27) chegaram 40 presos, fora os presos que vieram de Esperantina. A Penitenciária de Altos já está superlotada, a de São Raimundo Nonato também está superlotada, porque teve uma cadeia que foi desativada. Onde iremos colocar esses presos? não tem onde botar!”. Relatou.

Facebook
Veja também