Viagora

Movimentação intensa marca eleição para presidência da OAB-PI

Advogados filiados à Ordem no Piauí escolhem hoje (24), os seus representantes para o triênio 2019-2021 entre as três chapas concorrentes.

Neste sábado (24) acontecem as eleições para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI). Para o pleito, concorrem três chapas: Chapa 1, encabeçada pelo advogado Lucas Villa; Chapa 2 – encabeçada pelo advogado Carlos Henrique de Alencar; e Chapa 4 – encabeçada pelo advogado Celso Barros. A advogada Geórgia Nunes, que concorria pela Chapa 3, desistiu da sua candidatura na tarde de ontem (23).

  • Foto: Kelvyn Coutinho/ViagoraOAB-PI.Votação ocorreu com bastante movimentação na sede da OAB-PI em Teresina.

A votação teve início às 9h e seguirá até às 17h, na sede da OAB-PI. A movimentação dos advogados na instituição nesta manhã estava intensa. Mais de 7 mil advogados filiados à Ordem devem votar em Teresina.

  • Foto: Divulgação/AscomTrês concorrentes a presidente da OAB-PI votam na sede da instituição.Três concorrentes a presidente da OAB-PI votam na sede da instituição.

O candidato Carlos Henrique falou sobre suas expectativas para a eleição e afirmou estar confiante no resultado. “Entendemos que a advocacia irá dar a sua resposta nas urnas. Uma resposta de quem realmente trabalhou pela advocacia e de quem realmente manteve a coerência durante todo esse período de eleição. Por isso, a chapa 2 irá sair vitoriosa dessa eleição”, relatou.

  • Foto: Kelvyn Coutinho/ViagoraAdvogado Carlos Henrique.Advogado Carlos Henrique.

Celso Barros, candidato pela Chapa 4 e apoiado pela advogada Geórgia Nunes, falou sobre a união com a ex-candidata e a movimentação de seus apoiadores. “Estamos com um movimento muito forte, agora com a união das duas chapas, nós temos certeza que essa eleição será muito proveitosa para nós. O apoio da Chapa 3 foi recebido com muito entusiasmo e energia positiva. Temos convicção que a advocacia piauiense irá nos escolher pela união, transparência e independência da OAB”, afirmou.

  • Foto: Kelvyn Coutinho/ViagoraAdvogado Celso Barros.Advogado Celso Barros.

O advogado Lucas Villa, vice da atual gestão da OAB-PI e apoiado pelo presidente Chico Lucas, falou sobre a campanha e o retorno da advogada Naiara de Moraes à sua chapa. “Estamos muito otimistas e felizes com a receptividade da nossa campanha, sempre limpa e propositiva, e confiante nos advogados do Piauí que no fim do dia estaremos com a vitória. Ter a Naiara de volta foi uma felicidade muito grande, foi uma grande honra tê-la conosco nessa caminhada e o retorno dela foi uma vitória para as mulheres advogadas e para os professores de Direito”, disse.

O atual presidente da OAB-PI, Chico Lucas, comentou sobre o apoio ao advogado Lucas Villa e as expectativas para o próximo mandato. “Estamos participando da eleição como apoio à candidatura do Lucas Villa, e acreditamos que ele dará continuidade a esse trabalho que foi iniciado há três anos atrás, com renovação, arejamento dos ares e com toda vontade de ajudar a advocacia. Com a vitória do Lucas, amanhã já começaremos a transição do mandato, passando o bastão da OAB para ele”.

A candidata à vice na chapa de Lucas Villa, Naiara de Moraes, comentou sobre seu retorno ao pleito, concedido através de liminar da Conselheira Federal, depois de ter sua candidatura impugnada pela Comissão Eleitoral da OAB-PI. “Estou muito feliz. Essa eleição é o exercício da democracia dentro da nossa classe, que representa não só o estado democrático de direito como também o sentimento de justiça dentro do nosso país. Eu sempre encaro que os processos de impugnação são naturais dentro do processo político, talvez não da forma como aconteceu porque foi tumultuado em virtude do mundo atual, com fake news, com memes, e isso desgasta um pouco o nosso emocional. Mas nós somos fortes, acreditamos nos nossos direitos e estamos de ânimos renovados”.

A ex-candidata Geórgia Nunes comentou sobre o processo eleitoral e seu apoio à chapa do candidato Celso Barros. “Acabamos de nos manifestar nas urnas, consagrando a chapa 4 como a união em prol da maioria da advocacia piauiense. Nos próximos três anos, a advocacia sentir-se-á representada pela sua instituição. Uma vez que a maioria sufragada nas urnas irá prevalecer, e não apenas uma pequena parcela, por isso a união se fez necessária. Eu sou candidata a Conselheira Federal. Estarei no Conselho Federal fazendo com que todas as bandeiras que defendemos em nossa campanha e que os compromissos que nós assumimos ao longo dessa caminhada sejam efetivados nos próximos três anos”.

A Comissão Eleitoral afirmou que o pleito seguiu sem muitos problemas, apenas com uma ocorrência propaganda irregular que já teria sido notificada e resolvida. A Comissão ressaltou que até às 20h o resultado final da apuração estará disponível.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

OAB-PI

Facebook
Veja também