Viagora

Estudantes da UFPI farão Caminhada em homenagem a Antônio Rayron

A “Caminhada pela Paz” acontecerá às 10h do próximo sábado (01/12) também como forma de protesto ao assassinato de Antônio.

A 85ª turma do curso de medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai realizar uma “Caminhada pela Paz” às 10h do próximo sábado (01/12) como forma de protesto ao assassinato do estudante Antônio Rayron Soares de Holanda e também para homenageá-lo. A caminhada ocorrerá até o Hospital Universitário (HU).

  • Foto: Divulgação/Rede SocialO estudante foi morto durante assalto na zona Sul da capitalRayron foi morto durante assalto na zona Sul da capital

Um texto que circula pelas redes sociais solicita a presença e apoio da sociedade ao movimento. “Diante da fatalidade ocorrida no domingo (25) e da falta de perspectiva sobre mudança das atuais condições de segurança e saúde em nosso estado, concordamos sobre a necessidade de cobrar, de forma pacífica e organizada, um posicionamento e um plano de mudança mais concreto das nossas autoridades”, diz o convite.

O informativo lamenta a morte de Rayron e afirma que ele foi “mais uma vítima da desorganização e do descaso de nossas autoridades no que diz respeito aos deveres públicos com os cidadãos piauienses”.

Antônio Rayron morreu aos 22 anos ao se deslocar ao Terminal de Integração da Avenida Miguel Rosa, zona Sul de Teresina, quando supostamente teria reagido a um assalto.

O acusado, identificado apenas pelas iniciais W. L. A., de 15 anos, foi apreendido ainda no domingo no bairro Macaúba. A mãe do adolescente chegou a agredir um repórter que buscava informações sobre o caso e foi conduzida para a Central de Flagrantes, mas foi liberada posteriormente por falta de registro da ocorrência.

Um dia depois, a Assembleia Legislativa do Piauí aprovou requerimento solicitando voto de pesar pela morte do aluno. A universidade em que Rayron estudava publicou uma nota de pesar manifestando consternação e cobrando rigor na investigação do caso. O Hospital de Urgência de Teresina também lamentou a morte do jovem, que era bolsista do centro cirúrgico da unidade. O HUT destacou que Rayron era “dedicado e sempre muito zeloso no cumprimento de suas obrigações”.

O corpo estudante foi sepultado no final da tarde de segunda-feira no cemitério Samambaia em Elesbão Veloso, ao lado de onde sua mãe foi enterrada.

Facebook
Veja também