Viagora

Escoamento da Barragem do Bezerro deve atingir mais três municípios

A vice-governadora se reuniu com as forças de Segurança para traçar a rota de escoamento da água.

  • Divulgação Escoamento da barragem do Bezerro 1 / 3 Escoamento da barragem do Bezerro
  • Divulgação Escoamento da barragem do Bezerro 2 / 3 Escoamento da barragem do Bezerro
  • Divulgação Escoamento da barragem do Bezerro 3 / 3 Escoamento da barragem do Bezerro

Após o alerta máximo sobre o possível risco de rompimento da Barragem do Bezerro em José de Freitas, por conta do vazamento de água que vem ocorrendo desde esse o domingo (08), o Governo do Estado relatou que o excesso de água será escoado para outros três municípios vizinhos.

De acordo com Geraldo Magela, diretor do Instituto do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), o problema surgiu porque ocorreu um problema no filtro da barragem, que a levou a sangrar e encher repentinamente. Segundo ele, o nível da água já baixou cerca de 8cm nesta segunda-feira (09), e a expectativa é de que diminua ainda mais. 

  • Foto: DivulgaçãoEscoamento da Barragem do BezerroEscoamento da Barragem do Bezerro

Cerca de 200 famílias que residem nas áreas de risco já foram retiradas da região e levadas para uma escola no bairro Cidade Nova. Ginásios e outras escolas de municípios vizinhos também estão sendo preparados para receber as famílias que moram no entorno da rota de escoamento.

De acordo com o Governo do Piauí, a vice-governadora Margarete Coelho se reuniu hoje com as forças de Segurança para traçar uma rota de escoamento da água da barragem, que deve seguir para os município de Cabeceiras, Barras e Lagoa Alegre.

"Estamos conseguindo abaixar o nível do sangradouro o mais rápido possível e as máquinas estão trabalhando com força total para aumentar a velocidade do escoamento. Ao mesmo tempo estamos mapeando, em termos preventivos, toda a área e problemas que possam acontecer", relatou Margarete.

Facebook
Veja também