Viagora

Deolindo Moura critica falta de sanção de projeto do “Maio Amarelo”

A proposta já foi aprovada pelos parlamentares e aguarda sanção do prefeito Firmino Filho.

O vereador Deolindo Moura (PT) apresentou, na Câmara Municipal de Teresina, projeto de Lei que institui no calendário oficial de eventos da capital o mês “Maio Amarelo”. A proposta já foi aprovada pelos parlamentares e aguarda sanção do prefeito Firmino Filho. Deolindo ressalta a importância dessa medida e critica a falta de aprovação por parte da prefeitura.

  • Foto: AscomDeolindo MouraDeolindo Moura

“A proposta já foi aprovada e aguarda a sanção da Prefeitura. É uma pena que já estejamos no meio de maio e uma ação tão importante como essa, que poderia evitar tantos acidentes, ainda não esteja sendo executada”, lamenta.

O projeto de Lei visa promover a conscientização e sensibilização da sociedade em defesa da vida e da segurança no trânsito. A proposta prevê ações educativas no trânsito, como a distribuição de laços amarelos (símbolo da ação), blitz educativas em pontos de grande circulação na cidade, chamando atenção para o grande número de acidentes no trânsito.

“As atividades seriam realizadas por agentes de trânsito, entidades interessadas, alunos, professores e todos aqueles interessados em promover a paz no trânsito”, explica o vereador Deolindo Moura.

Para o parlamentar, o projeto pode auxiliar a população a debater sobre a responsabilidade de cada as vias. “O ‘Maio Amarelo’ é uma forma de estimular o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização e ao debate das responsabilidades sobre o comportamento no trânsito. A ideia é sensibilizar a sociedade sobre a responsabilidade de cada um e desenvolver uma cultura de segurança no trânsito”, diz.

Os números de acidentes no Piauí chamam muita atenção. A Operação Dia do Trabalhador, realizada recentemente pela Polícia Rodoviária Federal, registrou 16 acidentes em apenas cinco dias.

Equipes da PRF registraram 46 condutores ou passageiros sem uso de cinto de segurança; 09 condutores que transportavam crianças sem usar cadeirinha; 88 condutores ou passageiros de motocicletas sem uso de capacete de segurança; e 613 imagens de excesso de velocidade capturadas em radares. Também foram registrados 16 acidentes e 162 ultrapassagens irregulares nas rodovias.

Facebook
Veja também