Viagora

Defensoria aponta irregularidades em abrigo para idosos de Parnaíba

O estabelecimento apresenta grandes carências como o número insuficientes de funcionários, mobiliário deteriorado, ausência de assistente social e nutricionista; e apenas um cuidador por dia.

O Núcleo Especializado de Defesa e Atenção ao Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública verificou algumas irregularidades presentes no abrigo São José, no município de Parnaíba. As ocorrências forma verificadas em uma visita realizada na última sexta-feira (15), Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa.

De acordo com a Sarah Miranda, titular da titular da 2ª Defensoria Pública do Idoso, foi constatado na visita grandes carências como o número insuficientes de funcionários; mobiliário deteriorado; parte dos eletrodomésticos antigos e os outros não funcionam; ausência de assistente social e nutricionista; e apenas um cuidador por dia responsável pelos cuidados dos 18 idosos, mesmo com a presença de idosos com grau de dependência elevado.

  • Foto: Reprodução/GoogleMapsAbrigo São JoséAbrigo São José

“Em visita ao abrigo, pudemos constatar extremas carências, de ordem estrutural. Uma situação alarmante e que merece nossa atenção e ação. Instituições de longa permanência precisam atender aos requisitos previstos nos diplomas legais e é nesse viés que a Defensoria Pública procura efetivar a tutela dos idosos enquanto instituição de acesso à Justiça” informa Sarah Miranda.

A titular da 1ª Defensoria Pública do Idoso, Sarah Melo, em visita ao abrigo no dia do combate à violência contra o idoso declarou “tendo em vista não só as inúmeras denúncias que recebemos acerca da situação em que se encontram os idosos nesse abrigo, quanto na situação caótica que pudemos visualizar”.

O Dr. Giovanni Jervis, titular da 7ª da Defensoria Pública Regional de Parnaíba e gerente da Defensoria Regional da referida Comarca, disse que “a inspeção realizada no Abrigo São José demonstrou que ele se encontra em uma situação precária” e que “não possui funcionários nem recursos suficientes para cuidar dos idosos com dignidade, além de possuir uma estrutura física ruim, não adaptada, nem adequada para os cuidados com pessoas idosos”.

O abrigo foi procurado para se manifestar sobre a visita dos defensores públicos, mas não houve retorno. O espaço está aberto para esclarecimentos

Facebook
Veja também