Defensoria aponta irregularidades em abrigo para idosos de Parnaíba
O estabelecimento apresenta grandes carências como o número insuficientes de funcionários, mobiliário deteriorado, ausência de assistente social e nutricionista; e apenas um cuidador por dia.
O Núcleo Especializado de Defesa e Atenção ao Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública verificou algumas irregularidades presentes no abrigo São José, no município de Parnaíba. As ocorrências forma verificadas em uma visita realizada na última sexta-feira (15), Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa.
De acordo com a Sarah Miranda, titular da titular da 2ª Defensoria Pública do Idoso, foi constatado na visita grandes carências como o número insuficientes de funcionários; mobiliário deteriorado; parte dos eletrodomésticos antigos e os outros não funcionam; ausência de assistente social e nutricionista; e apenas um cuidador por dia responsável pelos cuidados dos 18 idosos, mesmo com a presença de idosos com grau de dependência elevado.
- Foto: Reprodução/GoogleMaps
Abrigo São José
“Em visita ao abrigo, pudemos constatar extremas carências, de ordem estrutural. Uma situação alarmante e que merece nossa atenção e ação. Instituições de longa permanência precisam atender aos requisitos previstos nos diplomas legais e é nesse viés que a Defensoria Pública procura efetivar a tutela dos idosos enquanto instituição de acesso à Justiça” informa Sarah Miranda.
A titular da 1ª Defensoria Pública do Idoso, Sarah Melo, em visita ao abrigo no dia do combate à violência contra o idoso declarou “tendo em vista não só as inúmeras denúncias que recebemos acerca da situação em que se encontram os idosos nesse abrigo, quanto na situação caótica que pudemos visualizar”.
O Dr. Giovanni Jervis, titular da 7ª da Defensoria Pública Regional de Parnaíba e gerente da Defensoria Regional da referida Comarca, disse que “a inspeção realizada no Abrigo São José demonstrou que ele se encontra em uma situação precária” e que “não possui funcionários nem recursos suficientes para cuidar dos idosos com dignidade, além de possuir uma estrutura física ruim, não adaptada, nem adequada para os cuidados com pessoas idosos”.
O abrigo foi procurado para se manifestar sobre a visita dos defensores públicos, mas não houve retorno. O espaço está aberto para esclarecimentos
-
Secretaria de Segurança apresenta kit personalizado da 2ª Cãorrida em Teresina
O Núcleo de Operações com Cães (NOC) informou que a programação terá largada às 6h, na Avenida Raul Lopes, no bairro de Fátima. -
Feira na Praça Pedro II leva programação cultural e gastronômica no Centro de Teresina
Entre os destaques está a apresentação de Gonzaga Lu & Trio Asa Branca, com um repertório que combina com o clima das festividades juninas. -
Teresinenses mantém viva tradição de pintar calçadas e muros para Copa do Mundo
Nesta sexta-feira (05), o Viagora esteve na tradicional "Rua da Copa" e registrou casas com muros verdes, e calçadas de azul com estrelas brancas. -
Motociclista tem perna decepada após colisão contra carro em Hugo Napoleão
Segundo informações preliminares, a colisão ocorreu quando o motociclista tentou fazer uma ultrapassagem e acabou invadindo a faixa contrária, onde o carro estava trafegando. -
Festival Louvor a Jesus recebe Bruna Karla, Aline Barros e Davi Sacer em Teresina
O evento terá momentos de oração e pregação voltados ao fortalecimento da fé e à promoção da unidade entre as igrejas e a comunidade evangélica do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir