Ponte Estaiada ficará verde em memória às vítimas de acidentes de trabalho
Para chamar atenção para a data, o MPT-PI solicitou à Prefeitura de Teresina a iluminação na cor verde da Ponte Estaiada, um dos principais cartões-postal da capital do Piauí.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do trabalho irregular, a Ponte Estaiada, em Teresina, terá uma iluminação verde até o dia 30 de abril em memória às vítimas de acidentes de trabalho.
A solicitação foi realizada pelo Ministério Público do Trabalho para reforçar as ações na campanha "Abril Verde", que visa proporcionar reflexões e alerta sobre os altos índices de acidentes de trabalho, além de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho.
A campanha tem como tema central os adoecimentos ocasionados por questões de trabalho, dentre as quais, as doenças mentais, como burnout, ansiedade e depressão, para alertar a população também sobre o risco do adoecimento psicológico.
Com o lema “Adoecimento também é acidente de trabalho”, a campanha "Abril Verde" aborda adoecimentos mentais como a Síndrome de Burnout, estresse e ansiedade. No ambiente de trabalho, esses adoecimentos podem surgir devido a algumas irregularidades trabalhistas como assédio moral, que é um comportamento abusivo que expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, metas e cobranças abusivas, horários irregulares que extrapolam o previsto no regime trabalhista, entre outros.
Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), a Síndrome de Burnout (ou síndrome do esgotamento profissional) atinge cerca de 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores no Brasil. Em novembro de 2023, a Síndrome foi incluída na lista de doenças ocupacionais pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mas já em 2022 havia sido reconhecida como doença ocupacional pela Organização Mundial de Saúde. Além do burnout, também foram incluídos o transtorno de ansiedade e a depressão.
De acordo com a Procuradora do Trabalho Maria Elena Rêgo, coordenadora Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat), vários adoecimentos podem ser ocasionados pelo trabalho, pelas condições de trabalho.
“Doenças como LER, perda auditiva e doenças pulmonares, por exemplo, podem estar relacionadas com o ambiente de trabalho e não existe um efetivo acompanhamento das doenças. A campanha do MPT quer reforçar a importância do acompanhamento médico dentro do ambiente de trabalho, inclusive no que se refere aos transtornos mentais”, destacou.
Cooperart-Poty resgata história da cerâmica piauiense e atrai turistas em Teresina
O Polo Cerâmico e a Vila Poty são os principais pontos comerciais que influenciam a economia regional.Radialista Antônio Emídio morre aos 79 anos em Teresina
O sepultamento de Antônio Emídio ocorreu na manhã deste domingo (08), no Cemitério Jardim da Ressurreição, localizado na Zona Sudeste de Teresina.Campanha contra feminicídio da Sempi será encerrada nesta quarta em Teresina
O evento acontecerá na próxima quarta-feira (11), no auditório da Defensoria Pública do EstadoTribunal de Justiça inaugura Programa Justo Acesso na Comarca de Curimatá
Segundo o TJ-PI, ao todo, o programa já contabiliza 40 obras inauguradas, 22 unidades instaladas e mais de 189 mil atendimentos.Rafael Fonteles entregará reforma do Ceti Dr. Fontes Ibiapina no Renascença
A solenidade ocorrerá nesta segunda-feira (09) no bairro Renascença, na zona sudeste de Teresina.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir