Viagora

MP apura denúncia do Sindicato da GMT contra tenente da PM

A denúncia foi realizada pelo Sindicato da Guarda Municipal de Teresina para apurar se há irregularidades na nomeação de um policial militar.

Após o Sindicato da Guarda Municipal de Teresina (GMT) encaminhar uma denúncia ao Ministério Público do Piauí (MP-PI) contra o 1º tenente da Polícia Militar do Piauí, Rafael Correa Frota, por acúmulo ilegal de cargos comissionados, o órgão ministerial decidiu instaurar um procedimento preparatório de inquérito civil em desfavor do militar.

Na denúncia, o sindicato afirma que Rafael Correa Frota, mesmo sendo lotado do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), foi nomeado para exercer o cargo de Gerente Executivo da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) irregularmente.

Durante uma entrevista ao Viagora, em julho deste ano, o presidente do sindicato, Henrique Sousa, criticou Rafael Correa Frota e disse que ele dá ordens e também intimida os guardas municipais, motivo pelo qual a denúncia havia sido encaminhada ao MP-PI.

O órgão ministerial, através da portaria N° 94/2018 decidiu instaurar um procedimento preparatório de inquérito civil público, no dia 08 de junho de 2018, para apurar se há irregularidades na nomeação do 1º tenente. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (05).

“A denúncia relata que o Sr. Rafael vem exercendo atividades na base da Guarda Municipal de Teresina, dando orientações como se Comandante fosse e também na rua, de forma operacional”, frisou o MP.

Outro lado

O militar não foi localizado para comentar sobre o assunto. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Facebook
Veja também