Viagora

TJ-PI recebe doação de terreno para novo fórum de Floriano

O processo licitatório para a construção da obra já está em andamento e a previsão é de que a ordem de serviço seja assinada no mês de julho.

Nesta sexta-feira (22), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, recebeu do prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, o termo de doação do terreno onde será construído o novo Fórum da cidade, no bairro São Borja. O processo licitatório para a construção da obra já está em andamento e a previsão é de que a ordem de serviço seja assinada no mês de julho. O investimento da obra está estimado no valor de R$ 9,6 milhões.

  • Foto: Divulgação/AscomA doação do terreno para construção do fórum foi feita pelo prefeito Joel Rodrigues ao TJ.A doação do terreno para construção do fórum foi feita pelo prefeito Joel Rodrigues ao TJ.

De acordo com o projeto arquitetônico, o prédio contará com 2.104,07 m² de área construída e quatro blocos, que abrigarão as 1ª, 2ª e 3ª Varas, o Juizado Especial Cível e Criminal (JECC), auditório para 125 pessoas. Cada unidade judiciária contará com secretaria, sala de audiências, gabinete com recepção, sala de assessores e banheiro privativo. No caso do JECC, haverá inda salas para juízes leigos e conciliadores.

O Fórum contará ainda com estrutura para realização de audiências de custódia, com duas salas para assistentes sociais e psicólogos, uma sala de atendimento ao detento, um posto médico, duas salas para Núcleo de Penas Alternativas, uma sala de audiência, um gabinete com banheiro privativo, duas celas (feminina e masculina), um banheiro, uma sala de papiloscopia e uma sala de pré-distribuição.

  • Foto: Divulgação/AscomPlanta do novo fórum que será construído em Floriano.Planta do novo fórum que será construído em Floriano.

O projeto prevê ainda salões para bens apreendidos, espaço para arquivo de documentos, copas e banheiros para servidores, banheiros para público, depósito geral, sala de certidões, salas para a Defensoria Pública, Ministério Público e OAB, além de salas de depoimentos sem danos, guarita e lixeira para coleta seletiva.

Todo o projeto está em consonância com a Resolução n° 114/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre o planejamento, a execução e o monitoramento de obras no Poder Judiciário. A norma regulamenta áreas mínimas para cada ambiente, disposição de rampas, banheiros acessíveis, balcão de atendimento, por exemplo.

Facebook
Veja também