Viagora

Piauí quer reduzir para uma hora o tempo de abertura de empresas

Wellington Dias esteve em reunião com a presidente da Junta Comercial do Piauí para discutir a concretização da meta.

Nessa quarta-feira (04), o governador Wellington Dias participou de uma audiência com a presidente da Junta Comercial do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, para discutir a redução do tempo de conclusão do processo de abertura de uma empresa para uma hora.

A meta ultrapassa o esperado, já que o estado do Piauí tem o objetivo de se superar nos critérios de agilidade e segurança jurídica no registro mercantil. Dados anteriores da Jucepi revelam que a cinco anos atrás o tempo de espera para a abertura de uma empresa no órgão era de nove meses, atualmente duas horas são suficientes para realizar o processo.

Alzenir Porto diz que a Junta Comercial pretende agilizar o processo em breve, devendo utilizar certificado digital na efetuação da abertura. "Você entra no portal onde todos os órgãos trabalham simultaneamente, vendo o mesmo processo. Estamos trabalhando para que a resposta seja ainda mais rápida. Acredito que chegaremos, principalmente com a utilização do certificado digital", enfatiza a presidente.

  • Foto: Divulgação/AscomGovernador Wellington Dias participa de uma audiência com a presidente da Jucepi.Governador Wellington Dias participa de uma audiência com a presidente da Jucepi.

Vale ressaltar que o Piauí entrou para o segundo lugar no Brasil no Ranking de Qualidade da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), iniciativa da Receita Federal, mediante o progresso e otimização do tempo de abertura nos último cinco anos. Atualmente, cerca de 200 mil empresas possuem registro regular no estado, todas com certificação digital.

"Isso só foi possível por determinação do governador em trazer a Junta para os dias atuais, que é a questão da tecnologia. Não se admite trabalhar com caneta, quando existe certificado em nuvem", finaliza Porto.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Governo do Piauí

Facebook
Veja também