MPC entra com representação contra prefeito Henrique César no TCE
A Prefeitura de Alto Longá informou que não foi notificada sobre o referido documento, portanto desconhece as possíveis pendências retratadas.
O Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI) apresentou uma representação contra o prefeito de Alto Longá, Henrique César Saraiva de Area Leão, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). o processo foi apresentada no último dia 28 de outubro pelo procurador Márcio André Madeira de Vasconcelos.
De acordo com o texto da representação, o MPC-PI, em exercício de fiscalização rotineira, constatou que o sítio eletrônico da Prefeitura Municipal de Alto Longá encontra-se bastante deficiente e desatualizado na disponibilização e divulgação das informações de interesse público.
Conforme cita o MPC, a desatualização se refere, principalmente, ao Portal da Transparência, estando o município em desconformidade com a transparência que a administração pública deveria se revestir.
O órgão ministerial relata que a análise do check-list anexado à representação permite aferir de forma específica e detalhada as falhas constatadas no site do Poder Executivo Municipal, segundo parâmetros de fiscalização impostos pela Instrução Normativa nº 01/2019 do TCE.
“Desse modo, os fatos relatados revelam situação irregular, ensejando a intervenção do Ministério Público de Contas no sentido de responsabilizar os envolvidos perante este Egrégio Tribunal de Contas”, citou o MPC.
Dos pedidos
Diante dos fatos, o Ministério Público de Contas requereu ao TCE-PI:
- O recebimento da representação, para que essa tenha imediato prosseguimento, independente da futura autuação do Processo de Prestação de Contas do município;
- Em seguida, a citação do responsável, o prefeito Henrique César Saraiva de Area Leão, para que, querendo, apresente alegações de defesa acerca dos fatos representados, no prazo regimental;
- A procedência da representação, com aplicação de multa ao responsável, no valor de 1.800 UFR-PI, prevista no art. 79, inciso I, da Lei nº 5.888/09;
- Expedição de determinação ao prefeito municipal, para que, no prazo de 15 dias, promova alterações no sítio eletrônico do órgão, de forma a adequar e atualizar a referida página na internet ao que disciplina a Lei Complementar nº 101/2020, sob pena de nova multa e outras medidas cabíveis;
- ao final, requer que os autos retornem ao Ministério Público de Contas para manifestação definitiva;
- a comunicação ao promotor de Justiça da Comarca e a Procuradoria da República no Piauí para as demais providências cabíveis.
Outro lado
Procurado pelo Viagora, o prefeito se manifestou sobre o assunto através da assessoria de comunicação.
Confira a nota na íntegra:
A Prefeitura de Alto Longá não foi notificada sobre o referido documento, portanto desconhece as possíveis pendências retratadas, mas em posse do mesmo prestará as devidas informações. De antemão, o município esclarece que a empresa responsável pelo portal da transparência está atualizando as informações sobre receitas, despesas, folha salarial, licitação, gastos referentes à covid-19 e contratos. A Prefeitura acrescenta ainda que está sempre atendendo ao que determina a Legislação, bem como as orientações por parte dos Órgãos de controle.
Teresina
Piauí
Ministério Público de Contas do Piauí - MPC-PI
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
-
Eturb registra furto de 10 mil metros de cabos de iluminação pública em Teresina
O relatório informou que, no período foram furtados 10.009 metros de cabos, situação que compromete o funcionamento da iluminação em diversos pontos da cidade. -
Escola Judiciária realiza abertura de capacitação em mediação judicial em Teresina
Conforme a EJUD, o curso acontece na sede durante os turnos manhã e tarde, seguindo até a sexta-feira (24). -
Servidores públicos de Teresina promoverão protesto para cobrar adicional de férias
Conforme o sindicato, o ato será realizado às 8h desta quarta-feira (22) em frente à Secretaria Municipal de Educação (Semec). -
Teresina recebe XII Encontro Nordestino de Arborização Urbana a partir de 28 de julho
O encontro busca desenvolver troca de experiências entre especialistas e gestores, para promover cidades mais verdes. -
Instituto de Previdência de Teresina celebra 35 anos de atuação com confraternização
Segundo o presidente do IPMT, José João, os avanços alcançados são resultado do trabalho coletivo desenvolvido pelos profissionais da instituição.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir