Viagora

Rios Poti e Parnaíba atingem cota de atenção em Teresina

Segundo dados do sistema de hidrologia do CPRM, o nível da água dos rios já é maior que a cota de atenção, 5 metros para o Parnaíba e 9 metros para o Poti, e preocupam comunidades ribeirinhas.

A cheia dos rios Parnaíba e Poti nas últimas semanas preocupa os moradores de comunidades ribeirinhas das zonas Sul e Norte da cidade de Teresina. Segundo o sistema de hidrologia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), os rios já atingiram a cota de atenção em várias cidades do Piauí, incluindo na capital.

Na tarde de ontem (17), as águas do rio Poti registraram um nível próximo a 11 metros, atingindo a cota de inundação. Na manhã de hoje (18), a água teve uma pequena diminuição de nível, registrando uma cota de 9,07 metros, pouco acima da cota de atenção para o rio, estabelecida em 9 metros. O Parnaíba registrou uma cota de 5,82 metros, 32 centímetros acima da cota de atenção.

  • Foto: Luis Marcos/ViagoraRio PotiRio Poti atinge cota de atenção em Teresina.

Na zona Norte, o bairro mais afetado é o Poti Velho, onde fica localizado o Parque Encontro dos Rios. O Viagora esteve no local nessa terça-feira (17) e acompanhou a situação de alagamento de alguns quiosques do parque.

Além das fortes chuvas que assolam o território piauiense, a cheia dos rios é causada pela chegada das águas da barragem de Boa Esperança, no rio Parnaíba, e de outras águas vindas do sangramento de barragens no Ceará.

O monitoramento dos rios em Teresina é feito pelo Programa Lagoas do Norte, que também monitora a situação estrutural dos imóveis situados em áreas de maior risco, especialmente nas margens de lagoas, e encaminha os dados para a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro/Norte e para a Defesa Civil.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também