Viagora

FMS inicia segunda etapa da campanha de vacinação nesta quarta

Essa etapa é exclusiva para vacinar pessoas com doenças crônicas e profissionais de algumas categorias.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) inicia nesta quarta-feira (22), a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe em Teresina. São 51 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) disponíveis para vacinar exclusivamente pessoas com doenças crônicas não transmissíveis até o dia 8 de maio.

Conforme a FMS, no grupo de pessoas que receberão a dose estão inclusos profissionais de forças de segurança, motoristas de transporte coletivo, caminhoneiros, profissionais do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos presos e ainda idosos que não puderam se vacinar na primeira etapa da campanha. Para cada grupo destes, haverá uma estratégia específica de vacinação.

As pessoas com doenças crônicas deverão apresentar atestado médico (recente ou de 2019) ou receita que comprove a sua situação clínica. “Esse grupo abrange, por exemplo, os hipertensos graves, diabéticos graves, neurológicos crônicos, respiratórios crônicos, cardíacos crônicos, pacientes com imunossupressão, portador de trissomia, paciente com hepatite crônica, obesos e transplantados.”, afirma Karoline Alencar, gerente de informação em saúde.

Os profissionais das forças de segurança e os motoristas de transporte coletivo serão vacinados nas sedes das suas instituições, conforme cronograma de datas definido pelos seus superiores. “Então, solicitamos que eles não se dirijam às UBS, mas busquem informações com os seus superiores.”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

Já os caminhoneiros recebem a vacina nos postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizados na saída de Altos e de Demerval Lobão.

Facebook
Veja também