Viagora

Firmino assina decreto para evitar aglomerações em bancos

A orientação é que essas instituições financeiras adotem as medidas preventivas na formação das filas.

O prefeito Firmino Filho assinou o decreto N° 19.692 que determina que agências bancárias, serviços financeiros e casa lotéricas de Teresina adotem medidas de controle de acesso nesses locais.

Conforme o decreto, o objetivo é evitar aglomerações nesses estabelecimentos, cenário que tem sido comum desde o governo liberou o auxílio emergencial. Uma das principais medidas a serem reforçadas é o cumprimento da distância mínima de dois metros entre pessoas e entre filas seja dentro e fora do local.

Foi recomendado aos bancos e instituições financeiras que disponibilizem funcionários para organizar as filas com marcações indicando a distância a ser respeitada.

O decreto orienta ainda que esses locais só permitam a entrada de pessoas usando máscaras e distribuam esse material de proteção para todos os funcionários enquanto estiverem no local de trabalho.

Além disso, devem atentar-se as medidas de higienização dispondo de álcool em gel 70% a ser colocado à disposição de clientes e trabalhadores para garantir a desinfecção frequente das mãos e objetos. Balcões, bancadas, maçanetas, corrimãos, interruptores, máquinas de cartão, caixas eletrônicos e outros itens devem passar por desinfecção constantemente.

O prefeito Firmino Filho imputou multa aos estabelecimentos que não cumprirem as determinações preventivas em combate ao coronavírus, além de cassação de alvará de localização e funcionamento. Esses locais têm até 72 horas, a contar da publicação do decreto, para adotar as medidas.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Firmino Filho

Coronavírus

Facebook
Veja também