Tribunal de Justiça nega habeas corpus a Arimatéia Azevedo
A decisão foi dada no último dia 19 de outubro de 2021 pelo desembargador Joaquim Dias de Santana Filho.
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), através do desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, indeferiu o pedido de liberdade ao jornalista Arimatéia Azevedo, preso pela Polícia Civil em Teresina, após ser acusado do crime de extorsão contra um empresário. A decisão foi dada no último dia 19 de outubro de 2021.
O jornalista foi preso preventivamente no dia 7 de outubro pela Polícia Civil do Piauí e essa é a segunda vez que a defesa tenta a liberdade de Arimatéia.
- Foto: Divulgação
Jornalista Arimatéia Azevedo
De acordo com a defesa do jornalista, a decisão que determinou a prisão do proprietário do Portal AZ tratou indícios produzidos pela autoridade policial como provas, sem indicar qualquer elemento concreto que pudesse fazer frente à argumentação policial, atribuindo aos indícios caráter de prova plena, em verdadeira condenação antecipada. A defesa alegou ainda que os fatos narrados pela vítima não são atuais, de forma que a prisão preventiva carece de contemporaneidade.
Conforme o desembargador Joaquim Dias, não há temor da condenação antecipada. A prisão preventiva, instaurada por ordem do juiz da Central de Inquéritos, não é ligada ao juiz da Instrução e Julgamento, que deverá examinar mais minuciosamente a necessidade das medidas cautelares, assim como as provas e elementos informativos.
O desembargador ressaltou na decisão que não é a primeira vez que o jornalista tem sido alvo de investigação pela prática de extorsão.
O magistrado não vislumbrou ilegalidade, abuso de poder ou teratologia a fim de justificar a liminar, razão pela qual indeferiu o pedido de liberdade ao jornalista.
Relembre o caso
Em junho de 2020, Arimatéia Azevedo foi preso em função de investigação instaurada para apurar a prática do crime de extorsão contra o médico da capital. A operação foi realizada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco).
Na ocasião, o jornalista teve a prisão domiciliar concedida dias após ser detido. Em novembro do ano passado, na decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o empresário foi posto em liberdade.
-
Força Tarefa apreende arma e munição na zona Leste de Teresina
Segundo a Força Tarefa de Segurança Pública, a ação aconteceu na Nossa Senhora Aparecida e Vila Santa Barbara. -
Colisão entre caminhão e carro deixa uma pessoa morta em Brasileira
De acordo com a PRF, o feixe de molas desprendeu-se do veículo de carga e atingiu o automóvel, fazendo o condutor perder o controle e colidir com uma árvore -
Idoso é morto a tiros durante assalto na porta de casa em Teresina
De acordo com informações da polícia, o crime aconteceu na noite dessa segunda-feira (15). -
-
Homem é preso por porte ilegal de arma na cidade de Parnaíba
De acordo com a Policia Rodoviária Federal (PRF), além da pistola, foram encontrados dois carregadores e 18 munições. -
Morre segundo homem baleado em bar na cidade de Parnaíba
De acordo com a polícia, ontem uma das vítimas morreu no local e o outro homem foi ferido e levado ao hospital com ferimentos no tórax e abdômen, não resistiu e também veio a óbito.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir