Aluísio Sampaio defende coleta seletiva residencial em Teresina
Conforme o vereador, Teresina conta atualmente com apenas 35% de cobertura na rede de esgoto, uma porcentagem ainda distante da ideal na capital.
Nessa quarta-feira (02), em reunião realizada na Câmara Municipal de Teresina (CMT), sobre a concessão dos serviços de resíduos sólidos em Teresina, o vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) apresentou alguns questionamentos quanto à taxa da coleta de lixo a ser cobrada e sobre a contemplação da coleta seletiva residencial.
Estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Planejamento (SEMPLAN) João Henrique Sousa, parlamentares e membros da pasta.
- Foto: Divulgação
Vereador Aluísio Sampaio
Aluísio Sampaio que assumiu a Secretaria do Meio Ambiente de Teresina (SEMAM), em 2015, ressalta que uma das suas principais pautas foram a sustentabilidade, esgotamento sanitário e educação ambiental.
“Um dos maiores desafios que temos na área ambiental é a questão do lixo e do saneamento básico, principalmente em relação ao esgoto. As minhas únicas preocupações são, primeiramente, quanto à taxa. Acho que toda taxa que se amplia na arrecadação, nós podemos diminuir o valor da cobrança, para não atrapalhar a quem empreende, especialmente, ao pequeno empreendedor”, destacou.
Para o parlamentar a coleta de lixo seletiva residencial também é um dos grandes problemas. “A outra preocupação é a contemplação da coleta seletiva residencial, porque o que nós percebemos hoje de fundamental importância nas questões dos resíduos sólidos é a coleta seletiva. Isso envolve também a contemplação da educação ambiental para a população realmente poder separar o lixo corretamente”, pontuou.
Conforme o vereador, Teresina conta atualmente com apenas 35% de cobertura na rede de esgoto, uma porcentagem ainda distante da ideal na capital.
“A Parceria Público Privada (PPP) permitiu um avanço hoje significativo desenvolvendo melhorias no setor. Ao iniciarmos nossos trabalhos na Câmara, a cobertura da rede de esgoto era de 17% e hoje já são 35% na cidade de Teresina. O aterro sanitário tem uma vida útil que já está vencendo, só temos mais três anos e as adequações à Política Nacional dos Resíduos Sólidos Brasileira, se faz necessária. Nós precisamos financiar a solução desses problemas ambientais, que são de importância não só para nossa cidade como também para o planeta”, disse o Progressista.
Teresina
Piauí
Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Semam
Secretaria Municipal de Planejamento - Semplan
Aluísio Sampaio
Câmara Municipal de Teresina
-
"Sílvio Mendes é independente", declara vereador Edson Melo
O parlamentar falou sobre a personalidade do pré-candidato ao Governo do Piauí e destacou que "ninguém mandará nele", caso ele seja eleito. -
Prefeito de Pedro II Alvimar Martins é intubado em hospital de Teresina
O gestor solicitou a Câmara dos Vereadores um afastamento por 30 dias das funções executivas da prefeitura por questões de saúde na última sexta-feira (13). -
Mais dois prefeitos se filiam ao PT para apoiar Rafael Fonteles
Lucas Moraes (DC) de Bom Princípio e Selindo Moura (PL) se filiaram ao Partido dos Trabalhadores nessa quinta-feira (19). -
-
"Rafael mudou a história das finanças do Piauí", diz Deolindo Moura
De acordo com o vereador, as filiações realizadas pelo Partido dos Trabalhadores beneficiam o pré-candidato ao governo. -
"Estamos analisando o cenário político", diz Jeová Alencar sobre 3ª via
O presidente da Câmara Municipal de Teresina explicou que por conta do curto tempo para organizar o partido os membros da sigla tiveram como objetivo focar na formação de uma chapa proporcional.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir