Viagora

FMS realiza busca de pessoas que estão com a 2ª dose em atraso

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, a busca ativa é uma ação da equipe da coordenação da campanha de vacinação contra a Covid-19.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está fazendo uma busca ativa para encontrar pessoas que estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19, em atraso na cidade de Teresina.

Segundo a FMS, ao todo 6.397 pessoas não compareceram para receber a segunda dose no prazo especificado na caderneta de vacinação.

  • Foto: Ascom/FMSVacinação contra Covid-19.Vacinação contra Covid-19.

De acordo com a FMS, essa medida é para evitar que as pessoas fiquem com a imunização incompleta. A busca está sendo feita por meio de ligação telefônica, quando a pessoa informou apenas telefone fixo ou por mensagem quando o contato é WhatsApp, além da visita do agente de saúde.

Esse processo denominado de busca ativa é uma ação da equipe da coordenação da campanha de vacinação contra a Covid-19 da FMS e, além de identificar essas pessoas com a vacina atrasada, também é para ter informação de alguns dados que estão incompletos no cadastro.

A coordenadora da campanha de vacinação da FMS, Emanuelle Dias explica que existem casos de pessoas que já passaram da data da vacina e de dados incompletos que precisão ser lançados no Sistema do Ministério da Saúde e por isso a busca.

“Verificamos que existem casos de pessoas que já passaram da data de tomar a segunda dose, existem casos de dados incompletos ou com algum erro quando vai ser feito o lançamento de informações no Sistema do Ministério da Saúde e precisamos verificar essas informações. Estamos fazendo contato nesses casos”, esclareceu.

A coordenadora orienta que todos que estão com atraso na segunda dose da vacina e que seja da Astrazeneca, podem ir em qualquer ponto de drive thru até a próxima quarta-feira (28).

  • Foto: Ascom/FMSVacina contra o novo coronavírus.Vacina contra o novo coronavírus.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque alerta para que a população fique atenta à data da segunda dose da vacina, para que possa completyar o esquema vacinal contra o coronavírus.

“Fiquem atentos à data da segunda dose para se imunizar pois é preciso completar o esquema vacinal para estar com melhor proteção e continuar mantendo o uso da máscara facial, higiene das mãos e o distanciamento social”, alertou.

Facebook
Veja também