Promotora fiscaliza atendimento de urgência do Hospital de União
A promotora Francisca Sílvia instaurou um Procedimento Administrativo para fiscalizar as condições materiais e de recursos humanos do hospital para fornecer atendimento de urgência.
A promotora Francisca Sílvia da Silva Reis, titular da 2ª Promotoria de Justiça de União, instaurou um Procedimento Administrativo para fiscalizar as condições do Hospital Municipal de União para fornecer atendimento de urgência.
De acordo com a Portaria nº 57/2021, publicada no Diário Oficial do Ministério Público do Piauí, foi instaurada anteriormente a Notícia de Fato nº 11/2021 com o objeto de averiguar e apurar as condições materiais e de recursos humanos do Hospital Municipal Dr. José da Rocha Furtado, localizado em União e administrado pela prefeitura do município, para prestar regularmente serviços de urgência no ano de 2021.
A representante do MP considerou que, conforme citam os art. 196 e 198 da Constituição Federal, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução de risco de doença e de outros agravos, bem como o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, assim como as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único e organizado de acordo com as seguintes diretrizes: descentralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; participação da comunidade.
Considerando o disposto na a Lei nº 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, e que decorreu o prazo de prorrogação da Notícia de Fato sem que todos os fatos em questão fossem apurados, a promotora resolveu convertê-la no Procedimento Administrativo nº 44/2021, determinando ainda que fosse expedido ofício à administração municipal de União solicitando informações sobre o caso.
Outro lado
O Viagora procurou a Secretaria de Saúde Municipar para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria nenhum representante foi localizado.
-
Fiscalização de terrenos baldios é intensificada na cidade de Teresina
As equipes de campo apontam como uma das maiores barreiras à resolução mais célere desse problema, a dificuldade de se encontrar os proprietários dos terrenos. -
OAB acompanha investigação sobre pedido de propina de servidora do TJ-PI
Conforme a polícia, a servidora é vinculada a uma empresa terceirizada e que presta serviços na 5° Vara Cível de Direito da Família. -
Hospital Justino Luz fica alagado após forte chuva em Picos
A FEPISERH informou que o alagamento no Hospital Regional Justino Luz foi provocado pelo entupimento da galeria de esgoto que passa no local, após uma forte chuva na madrugada desta quinta-feira (19). -
-
Regina Sousa recebe visita do novo superintendente da PF no Piauí
No momento há uma Força-Tarefa envolvendo as Polícias Civil, Militar, Penal e Federal, atuando no litoral piauiense, visando combater o crime, especialmente a atuação de facções criminosas -
Detran-PI faz ação educativa da campanha Maio Amarelo em Teresina
Segundo o Detran-PI, os colaboradores e educadores do trânsito realizaram a ação nesta quarta-feira (18) e entregaram panfletos com orientação aos condutores e ciclistas.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir