Viagora

Ginásio Verdão retomará as atividades em 2022 em Teresina

Segundo a Suparc, o espaço será transformado em uma arena multiuso que terá foco na promoção de atividades desportivas além de outros eventos como as revisões do Enem.

Nessa sexta-feira (31), o Governo do Piauí, através da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), anunciou que o tradicional Ginásio Verdão retornará suas atividades neste ano de 2022. O projeto é gerido com investimentos de uma Parceria Público Privada (PPP) desde 2019.

Conforme a Suparc, a PPP tem promovido melhorias e reformas no local que vão impactar positivamente milhares de atletas de diferentes modalidades esportivas. O espaço será transformado em uma arena multiuso que terá foco na promoção de atividades desportivas, além de outros eventos como as revisões do Enem.

Segundo o Governo do estado, as atividades no local foram suspensas devido à pandemia da covid-19, contudo, as obras serão retomadas e o espaço deve ser reaberto neste ano. Durante este período o ginásio foi utilizado para atender pacientes infectados pela doença, durante o pico da covid-19 500 vidas foram salvas no Hospital de Campanha do Verdão.

A Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) foi responsável por estruturar o projeto que visa realizar melhorias na infraestrutura e assegurar manutenção e operação de qualidade do ginásio.

Segundo a Superintendência, a previsão de investimentos é superior a R$ 6 milhões e serão aplicados ao longo de 20 anos. Além disso, o parceiro privado poderá utilizar o Ginásio Verdão para fomentar eventos e práticas esportivas, bem como integrar escola e comunidade e fazer com o ginásio se torne um grande polo de atividades no âmbito da educação, cultura e lazer.

Além do esporte educativo o Ginásio Verdão deve abranger também o esporte de alto rendimento.

De acordo com a Suparc, os equipamentos serão revitalizados e as federações esportivas do Piauí serão beneficiadas com salas especialidades além de ter prioridade na utilização do espaço. Um plano de formação de atletas específico está previsto destinado aos alunos da rede pública estadual viabilizando a prática esportiva profissional para inúmeros jovens do Estado.

A Superintendente da Suparc, Viviane Moura, afirmou que a parceria traz a oportunidade de Teresina ser inserida na rota dos grandes eventos de esporte, além de fomentar o esporte na sociedade.

“Vemos nessa PPP, que agora está sendo retomada com toda força, uma oportunidade de inserir a cidade de Teresina na rota dos grandes eventos de esporte e, com isso, estimular a cultura desportiva na sociedade. O projeto, além de todos os outros benefícios, ainda reduz despesas do governo com a manutenção do ginásio, que giram em torno de R$ 727 mil por ano”, explica a superintendente da Suparc.

Facebook
Veja também