Sesapi orienta municípios sobre atendimento às síndromes gripais
Segundo a Sesapi, o objetivo é discutir as ações relativas a Covid-19, Arboviroses, Influenza e Doença Sazional, para melhorar a qualidade do atendimento à população.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), informa que iniciou nessa terça-feira (11), reuniões com representantes dos municípios piauienses situados no território Entre Rios para a orientação sobre síndromes gripais. A ação também será realizada nesta quarta-feira (12).
De acordo com a Sesapi, o objetivo é discutir as ações relativas a Covid-19, Arboviroses, Influenza e Doença Sazional, para uniformizar as ações de enfrentamento e melhorar a qualidade dos atendimentos à população.
- Foto: Divulgação/Sesapi
Orientações sobre síndromes gripais no Piauí
Para a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, esse é um momento em que a secretaria precisa estar em constante diálogo com todos os municípios para orientar sobre as doenças e, principalmente, sobre o surto da influenza que está fora da sazonalidade esperada e acontece simultaneamente à pandemia.
“Nessa situação adversa as dúvidas se ampliam e a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde precisam agir rapidamente para capacitar toda a rede de atendimento na condução dos casos. Com a capacitação que estamos realizando vamos aprofundar a discussão sobre as diretrizes gerais de enfrentamento a dengue, surto de influência e pandemia da Covid-19, com o aparecimento de novas variantes”, destacou.
O Cievs divulgou nota técnica com as principais informações para ajudar as cidades no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, orientando sobre diagnóstico clínico e laboratorial, manejo dos pacientes, tratamento que está disponível, vacinas e medidas de biossegurança.
Dentro das estratégias da Sesapi, estão previstas ainda capacitações com os municípios que abrangem as regionais de Picos, Fronteiras, Paulistana, Floriano, Bom Jesus e Uruçui.
Ainda de acordo com coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, também estão sendo distribuidos testes para detectar a Covid em todos os municípios.
“Além das informações pertinentes estamos efetuando a distribuição de testes para todos os municípios. Tanto no interior, quanto na capital estamos utilizando a mesma metodologia de orientação. No entanto, a nossa orientação é que as equipes treinadas devem repassar as informações para as equipes dos municípios e para toda a comunidade”.
Segundo Amélia Costa, a informação precisa com qualidade é fundamental para o melhor diagnóstico e adoção das melhores estratégias. “É fundamental alimentar os sistemas de informação disponibilizados pelo Ministério da Saúde para termos uma noção exata dos casos”, finalizou.
Piauí vacina mais de 260 mil pessoas contra a gripe, aponta pesquisa
Os dados apontam que mais de 264 mil piauienses já foram imunizados contra a influenza em 2025Rafael Fonteles entregará novas viaturas para Corpo de Bombeiros nesta quinta
A solenidade acontecerá nesta quinta-feira (22), no Comando Geral da corporação, em TeresinaEquatorial abre mais de 35 vagas de emprego para Call Center em Teresina
O processo seletivo é online e os candidatos não precisam ter experiênciaRafael Fonteles institui uso do controle de ponto para terceirizados e servidores
O decreto nº 23.834, que dispõe sobre a medida, foi publicado nessa segunda-feira (19), no Diário Oficial do Estado.Prefeitura de Esperantina realiza panfletagem da campanha “Faça Bonito”
A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir