Sesapi orienta municípios sobre atendimento às síndromes gripais
Segundo a Sesapi, o objetivo é discutir as ações relativas a Covid-19, Arboviroses, Influenza e Doença Sazional, para melhorar a qualidade do atendimento à população.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), informa que iniciou nessa terça-feira (11), reuniões com representantes dos municípios piauienses situados no território Entre Rios para a orientação sobre síndromes gripais. A ação também será realizada nesta quarta-feira (12).
De acordo com a Sesapi, o objetivo é discutir as ações relativas a Covid-19, Arboviroses, Influenza e Doença Sazional, para uniformizar as ações de enfrentamento e melhorar a qualidade dos atendimentos à população.
- Foto: Divulgação/Sesapi
Orientações sobre síndromes gripais no Piauí
Para a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, esse é um momento em que a secretaria precisa estar em constante diálogo com todos os municípios para orientar sobre as doenças e, principalmente, sobre o surto da influenza que está fora da sazonalidade esperada e acontece simultaneamente à pandemia.
“Nessa situação adversa as dúvidas se ampliam e a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde precisam agir rapidamente para capacitar toda a rede de atendimento na condução dos casos. Com a capacitação que estamos realizando vamos aprofundar a discussão sobre as diretrizes gerais de enfrentamento a dengue, surto de influência e pandemia da Covid-19, com o aparecimento de novas variantes”, destacou.
O Cievs divulgou nota técnica com as principais informações para ajudar as cidades no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, orientando sobre diagnóstico clínico e laboratorial, manejo dos pacientes, tratamento que está disponível, vacinas e medidas de biossegurança.
Dentro das estratégias da Sesapi, estão previstas ainda capacitações com os municípios que abrangem as regionais de Picos, Fronteiras, Paulistana, Floriano, Bom Jesus e Uruçui.
Ainda de acordo com coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, também estão sendo distribuidos testes para detectar a Covid em todos os municípios.
“Além das informações pertinentes estamos efetuando a distribuição de testes para todos os municípios. Tanto no interior, quanto na capital estamos utilizando a mesma metodologia de orientação. No entanto, a nossa orientação é que as equipes treinadas devem repassar as informações para as equipes dos municípios e para toda a comunidade”.
Segundo Amélia Costa, a informação precisa com qualidade é fundamental para o melhor diagnóstico e adoção das melhores estratégias. “É fundamental alimentar os sistemas de informação disponibilizados pelo Ministério da Saúde para termos uma noção exata dos casos”, finalizou.
-
Comarca de Parnaíba concede medida protetiva em 36 minutos
O projeto Tic Tac tem como objetivo aumentar a rapidez com que as medidas protetivas contra a violência doméstica são expedidas no estado. -
Homem é condenado a 2 anos de reclusão por aplicar golpes em Teresina
Segundo informações do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), o réu aplicava golpes em clientes de uma concessionária onde trabalhava no ano de 2015. -
Vias são aberta para construção de casas no Parque Rodoviário
De acordo com a SAAD Sul, 32 residências serão destinadas às famílias que perderam suas casas na enxurrada de 2019. -
-
Coordenadoria de Políticas para Mulheres faz ação no interior do Piauí
O objetivo é levar informações sobre a Lei Maria da Penha, além de oferecer serviços de atendimento jurídico e psicossocial para mulheres que moram na zona rural e quilombos. -
Seduc lança processo seletivo de professores para Programa Qualifica
As inscrições iniciarão no dia 11 de julho e seguem até dia 24 de julho na sessão de concurso no site da Seduc, será realizado prova de títulos de caráter classificatório e eliminatório.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir