Viagora

Dr. Pessoa apresenta soluções digitais para transporte público de Teresina

De acordo com a Semplan, o projeto faz parte de um financiamento da União Europeia, por meio do programa Euro Clima+, com investimento de 500 mil euros.

Nesta segunda-feira (17), a prefeitura de Teresina, por meio do Departamento Agenda Teresina 2030, realizou uma reunião de encerramento do projeto Observatório do Transporte para apresentar os resultados e estratégias de escalabilidade, bem como o produto final.

Segundo a PMT, a Agenda 2030, é vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), e na oportunidade foram apresentadas três soluções para o sistema teresinenses.

Foto: Divulgação/PMTReunião do Observatório do Transporte em Teresina.
Reunião do Observatório do Transporte em Teresina.

O encontro contou com a presença do corpo técnico da Semplan, Strans, Prodater e dos parceiros externos, como membros da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), além do consórcio Systra/Unifor e a Despacio, os consultores no desenvolvimento do projeto.

De acordo com a Semplan, o projeto faz parte de um financiamento da União Europeia, por meio do programa Euro Clima+, com investimento de 500 mil euros.

A Secretaria explicou ainda que o Observatório passou por um diagnóstico por um tempo estabelecido no qual foram analisadas estratégias de desenvolvimento urbano para o transporte coletivo da capital. Neste período de análise a Semplan também averiguou os principais problemas do sistema de transporte teresinense.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, afirmou que por meio deste projeto é possível trazer melhorias e transparência para o sistema de transporte público da cidade.

“Estamos gratos por esse projeto e pelas conclusões positivas que tivemos dele. A Prefeitura tem gratidão aos parceiros, como a União Europeia e Agência Francesa de Desenvolvimento, por esse trabalho conjunto para melhorar Teresina e trazer mais transparência e eficiência aos serviços públicos relacionados ao transporte”, destacou o gestor.

De acordo com a coordenadora do Departamento Agenda 2030, Cíntia Bartz, as equipes selecionaram três projetos.

Dentre as soluções há o desenvolvimento de um sistema de gestão de indicadores de qualidade para auxiliar na tomada de decisões pelos gestores, bem como uma solução digital para manutenção das frotas de ônibus pelos motoristas em contato direto com as garagens das empresas responsáveis e um sistema que visa a organização nas rotas de ônibus da capital.

“Foram escolhidos três projetos, dentre as mais de 15 equipes que participaram do processo de ‘Inovação Aberta’, onde as equipes demonstraram as possíveis soluções adotadas de acordo com o diagnóstico. As equipes escolhidas estão alinhadas com proposições que buscam solucionar problemas recorrentes utilizando tecnologia de forma simples e prática. Os participantes receberam apoio especializado, treinamentos e suporte financeiro para o desenvolvimento de protótipos dessas soluções tecnológicas”, explica a coordenadora.

O secretário Municipal de Planejamento, Henrique Sousa, ressaltou que a partir do projeto o transporte público da cidade terá mais transparência e dinamicidade na prestação de serviços aos usuários do transporte.

“A Prefeitura de Teresina ganha muito com projetos como esse. Nosso Prefeito Dr. Pessoa está muito satisfeito com os resultados. Temos aqui o encerramento de um trabalho em parceria com entidades mundiais e trazendo para Teresina mais tecnologia para o transporte público que trarão mais transparência e dinâmica aos serviços do município. É uma parceria com a Agência de Desenvolvimento Francesa (AFD), firmada em 2018, contando com 500 mil euros de recursos da União Europeia. Um aporte positivo e que hoje traz resultados para a nossa cidade”, destacou Henrique Sousa.

Ainda segundo a Semplan, a equipe da Agenda Teresina 2030 irá ficar responsável por coordenação uma ação de urbanismo tático nesta terça-feira (18), a partir das 11h, na Avenida Frei Serafim.

Neste evento haverá também a realização de uma Oficina de General Transit Feed Specification (GTFS) – em português, Especificação Geral de Feeds de Transporte Público, a linguagem que é mais utilizada para exibição de informações do transporte no mundo.

Facebook
Veja também