Wellington Dias e Dr. Pessoa visitam áreas alagadas em Teresina
O governador e o prefeito de Teresina estiveram na zona norte da capital visitando os pontos críticos de alagamento, bem como, discutiram sobre a solicitação de recursos pela prefeitura.
Na manhã desta sexta-feira (07), o governador do Piauí, Wellington Dias, esteve junto ao prefeito de Teresina visitando as áreas atingidas pelas enchentes na zona norte da capital.
O ponto de encontro foi na escola Escola Municipal Antônio Dilson Fernandes no qual os gestores discutiram sobre as propostas da prefeitura no auxílio as famílias desabrigadas e ainda visitaram algumas famílias em casas atingidas por alagamento.
Wellington Dias afirmou que o resultado dos trabalhos empenhados pela prefeitura em parceira com o estado tem garantido um trabalho integrado e que é necessário somar forças.
“Já em uma iniciativa ainda em dezembro do Dr. Pessoa nós tivemos uma agenda, tivemos o cuidado de organizar um grupo de trabalho que permitiu que a partir dali que a gente pudesse ter um monitoramento das áreas, coordenado pelo secretário André com a Defesa Civil do município, a Assistência Social, integrada com outras do estado, com o Corpo de Bombeiros e o resultado é esse, o trabalho de forma integrada independente da disputa eleitoral, da política. Temos que somar forças, é um momento em que o cuidado com as pessoas tem que estar acima de todas as outras coisas, colocando como prioridade” afirma o governador estadual.
De acordo com o governador do Piauí, com o período das chuvas equipes têm monitorado a liberação das águas na Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), bem como nos rios. O gestor destaca que o objetivo é assegurar assistência a população ribeirinha.
“Nós estamos monitorando na Chesf, a liberação de águas da barragem, também os rios. O objetivo é ter um cuidado com a população ribeirinha, com áreas que normalmente inundam. Nós temos esse estado de emergência para todo o estado, calamidade já em algumas cidades como é o caso de Teresina, Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Oeiras, agora São João do Piauí”, explica Dias.
O governador Wellington Dias explicou ainda que seu encontro com o prefeito da capital visa discutir os recursos estaduais que podem viabilizar uma ajuda para as famílias desabrigadas na capital, além de trabalhar de forma integrada.
“A nossa equipe está tratando com o município para que a gente também possa aportar recursos para viabilizar ações em parceira com o município. O objetivo é de um lado dar assistência as pessoas, do outro lado trabalhar de forma integrada para solução definitiva. Aqui a nossa equipe está tratando com o município para que a gente também possa aportar recursos para viabilizar ações em parceira com o município”, destaca o governador.
O prefeito da cidade ressaltou a importância da visita aos pontos críticos impactados pelas fortes chuvas realizada junto ao governador e destacou que por enquanto não foi definido um recurso.
“O governador é um homem democrático, na democracia os poderes são independentes, mas harmônicos e isso está mostrando a harmonia que o governador tem com o Brasil e especificamente com o Piauí e Teresina faz parte do estado. O governador é assim, ele vê as questões onde precisa a atuação do governo estadual como nós do governo municipal estamos agindo também. Muito bom, excelente a presença do governador”, explica o prefeito.
O gestor municipal afirmou que ainda não foi anunciado recursos que provém do estado, mas relembrou uma parceria de saneamento entre o governo do Piauí.
"Não, por enquanto não.Teve uma parceria de saneamento que seria asfalto e calçamento, uma parceria entre a prefeitura e o estado, mas por enquanto não, talvez depois dessa verificação do governador. Ele estar aqui para ver a calamidade no município de Teresina é uma honra ", afirma o prefeito.
Quanto a solicitação da prefeitura Municipal, Dr. Pessoa afirmou que deve requisitar ao governador recursos básicos para assistência e acolhimento das famílias afetadas pelas enchentes.
“Ajudar aqueles e aquelas que estão precisando da ajuda do poder constituído, porque a sociedade já está fazendo a sua parte, além de pagar os impostos também está colaborando. As comunidades vulneráveis estão precisando de lençol, de alimento, de abrigo, de casas acolhedoras, que o governo tem sua programação estadual e agora vai conversar com o prefeito para ver o que podemos fazer juntos. Neste momento não tem politicagem, é ver as pessoas mais vulneráveis para agir em conjunto”, completa Dr. Pessoa.
-
Homem é condenado a 6 anos de prisão por tentativa de homicídio em Floriano
De acordo com o Ministério Público do Piauí (MPPI), o crime aconteceu em setembro de 2010 no bairro São Borja. O acusado deve cumprir pena em regime semiaberto em Teresina. -
Mais de 140 pessoas estão na fila de espera para adotar no Piauí
No estado do Piauí, a lista de pretendentes à adoção ultrapassa, três vezes mais, a quantidade de crianças aptas a serem adotadas -
Homem é condenado a 20 anos de prisão por estupro em São Miguel do Tapuio
Conforme a sentença, o acusado era prestador de serviços da família e constantemente frequentava a residência da vítima. -
-
Apoio Pedagógico visita escolas do Piauí para acompanhar atividades
A equipe responsável trabalha na reflexão de aprendizagem da educação dos estudantes. -
Piauí possuí quase 8 mil indústrias instaladas, aponta Ciepi
Federico Musso, presidente do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI), informa que um dos objetivos do setor é ampliar o número de vagas.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir