Viagora

Aluísio Sampaio quer audiência sobre agilidade na construção civil

O vereador, durante sessão na Câmara Municipal, destacou a dificuldade enfrentada pelo setor da construção civil em Teresina.

Na manhã dessa terça-feira (11), o vereador Aluísio Sampaio (Progressistas), durante sessão da Câmara Municipal de Teresina propôs uma audiência pública que tem o objetivo de debater sobre a agilidade nos processos da construção civil. O parlamentar destacou a demora que o setor produtivo enfrenta para a realização de obras na capital piauiense.

Aluísio Samapaio afirmou que o setor da construção civil no Piauí apresentou um crescimento de 26% em 2020 e gerou 19,3 mil empregos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), porém a burocracia é o principal entrave para o setor.  Dessa forma, foi proposto uma audiência pública visando discutir e encontrar soluções para a questão que afeta diretamente o setor produtivo.

Foto: Sthefany Negreiros/ ViagoraVereador Aluisio Sampaio
Vereador Aluisio Sampaio

“Todos sabem que procuro defender o setor produtivo. E o ambiente de negócios na construção civil em Teresina, há muito tempo, ainda é muito burocrático. Se perde muito tempo, mesmo com as revoluções feitas no Construa Fácil, para se aprovar uma consulta prévia, um alvará de construção, para depois a liberação dessas obras", destacou o vereador.

De acordo com o vereador, a reunião pública com os demais parlamentares da Casa de Vereadores pode ser uma das maneiras de solucionar esta dificuldade. “Estamos propondo essa audiência pública no sentido de colaborar com a prefeitura e chamar todas as SAAD's, a GEVISA, a Secretária de Meio Ambiente, a SEMDUH, a Secretaria de planejamento, o Sinduscon e o CREA. Queremos todas as entidades que se envolvem com relação ao setor da construção civil, para juntarmos forças e minimizar esse problema, que se for solucionado, vai possibilitar geração de empregos em Teresina”, ressaltou o parlamentar.

Ainda durante a sessão, o vereador reitera que a construção civil é uma das áreas que mais emprega na capital, por isso é importante ouvir as demandas do setor. "A construção civil é o setor com maior empregabilidade na nossa cidade e no nosso estado. Nosso objetivo é colaborar com a prefeitura, com as SAAD's e as secretarias, escutar a iniciativa privada e resolver os gargalos e desafios que eles têm. Dessa forma, podemos melhorar o processo construtivo e proporcionar um melhor desenvolvimento da categoria em Teresina”, finalizou o vereador

Facebook
Veja também